Mobilizações realizadas no sindicato dos comerciários.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Gripe A: veja aqui como se prevenir e onde se vacinar. Fique ligado! Gripe é caso sério. Previna-se!
por Jousi Quevedo | Sindec e Força Sindical lançam campanha.
A gripe A é causada pelo vírus Influenza tipo A/H1N1. O vírus, resultante da união de material genético de cepas da gripe humana, aviária e suina, extrapolou a barreira de espécies e passou a atingir seres humanos. A gripe A é muito mais agressiva que gripes comuns e pode levar à morte em poucos dias. O modo de prevenção, porém, é o mesmo de qualquer outra gripe. Por isso, cuide-se, lave sempre as mãos e procure um médico caso apresente sintomas.
Dentre os sintomas, os principais são:
Febre ou sensação de febre
Tosse
Nariz escorrendo
Fadiga (cansaço)
Dores de cabeça
Dores musculares
Garganta inflamada
Formas de transmissão:
Transmissão direta: pelo ar, através de um espirro ou tosse.
Transmissão indireta: por meio das mãos que, após contato com superfícies recentemente contaminadas por secreções respiratórias de um indíviduo infectado, podem carregar o agente infeccioso diretamente pela boca, nariz e olhos.
Para se prevenir:
Evite lugares com muita aglomeração de pessoas
Utilize em lugares de circulação de pessoas, públicos ou privados, álcool gel, geralmente disponibilizado
Lave bem as mãos com água e sabonete, especialmente depois de tossir ou espirrar
Ao tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca com um lenço descartável
Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal
Tome a vacina
Para mais informações, converse com um médico
Vacinação em Porto Alegre:
A vacina está disponível gratuitamente em todos os postos de saúde de Porto Alegre somente para pessoas que integrem os grupos de risco como diabéticos, portadores de doenças respiratórias (bronquite e asma), profissionais da saúde, gestantes, crianças de até 2 anos e idosos.
O restante da população deve procurar clínicas particulares.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.
O Sindicato dos Comerciários fechou um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente, garantindo reajuste salarial e melhorias para os trabalhadores do setor de concessionárias.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.
O RS registrou 37 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais em 2024, de acordo com o Ministério da Previdência Social. Depressão e ansiedade lideram as licenças médicas, somando 18 mil afastamentos – um aumento de 68% em relação ao ano anterior.
Na manhã desta sexta-feira, o Sindec recebeu a visita da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) para discutir o Projeto de Lei 67/2025, de sua autoria, que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias consecutivos de descanso remunerado para os trabalhadores brasileiros.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec POA) tomou a iniciativa de mobilizar os trabalhadores e a sociedade em torno de uma importante pauta: a redução da jornada de trabalho e a ampliação do descanso semanal.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.