Mobilizações realizadas no sindicato dos comerciários.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Gripe A: veja aqui como se prevenir e onde se vacinar. Fique ligado! Gripe é caso sério. Previna-se!
por Jousi Quevedo | Sindec e Força Sindical lançam campanha.
A gripe A é causada pelo vírus Influenza tipo A/H1N1. O vírus, resultante da união de material genético de cepas da gripe humana, aviária e suina, extrapolou a barreira de espécies e passou a atingir seres humanos. A gripe A é muito mais agressiva que gripes comuns e pode levar à morte em poucos dias. O modo de prevenção, porém, é o mesmo de qualquer outra gripe. Por isso, cuide-se, lave sempre as mãos e procure um médico caso apresente sintomas.
Dentre os sintomas, os principais são:
Febre ou sensação de febre
Tosse
Nariz escorrendo
Fadiga (cansaço)
Dores de cabeça
Dores musculares
Garganta inflamada
Formas de transmissão:
Transmissão direta: pelo ar, através de um espirro ou tosse.
Transmissão indireta: por meio das mãos que, após contato com superfícies recentemente contaminadas por secreções respiratórias de um indíviduo infectado, podem carregar o agente infeccioso diretamente pela boca, nariz e olhos.
Para se prevenir:
Evite lugares com muita aglomeração de pessoas
Utilize em lugares de circulação de pessoas, públicos ou privados, álcool gel, geralmente disponibilizado
Lave bem as mãos com água e sabonete, especialmente depois de tossir ou espirrar
Ao tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca com um lenço descartável
Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal
Tome a vacina
Para mais informações, converse com um médico
Vacinação em Porto Alegre:
A vacina está disponível gratuitamente em todos os postos de saúde de Porto Alegre somente para pessoas que integrem os grupos de risco como diabéticos, portadores de doenças respiratórias (bronquite e asma), profissionais da saúde, gestantes, crianças de até 2 anos e idosos.
O restante da população deve procurar clínicas particulares.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.