Congressos da área sindical.

Navegação principal do site

FST - Neco, da OIT no Brasil, comemora presença de sindicalistas estrangeiros no FST 2012

por |
Sindicalista comemorou a presença qualificada de trabalhadores estrangeiros.

Principal articulador da presença de 60 delegações estrangeiras na Oficina Mundo do Trabalho - foro tradicional dos foros Social ou Temático - o membro do Conselho de Administração da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Nilton Neco, voltou a ressaltar o valor da unidade na ação entre as centrais sindicais e reconheceu o mérito da prefeitura de Porto Alegre em garantir infraestrutura e logística para a realização do evento de caráter internacional.

Neco, que também é secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, apontou a aprovação de documento pontuando oficialmente o posicionamento unificado das entidades sindicais como diferencial do Fórum Social Temático 2012, comparativamente aos anteriores. O texto consensual será levado ao chamado Mundo do Trabalho e apresentado na RIO+20, refletindo a crença da sociedade organizada de que o Brasil deve exercer papel de protagonista na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, marcada para junho de 2012 na cidade do Rio de Janeiro. A conclusão faz parte do Relatório Final de uma consulta pública promovida pelo Ministério do Meio Ambiente para coletar subsídios à elaboração do documento que o Brasil submeteu à ONU em 01/11/11, contendo propostas e visões para a Rio+20.

Nos documentos produzidos na Oficina Mundo do Trabalho e no Seminário Internacional da Força - destaca o sindicalista - estão indicados caminhos para a superação da crise econômica mundial, levando em conta o sucesso das políticas públicas implementadas no Brasil, que fizeram com que o país chegasse à sexta posição no ranking das maiores economias do mundo, à frente de nações como Inglaterra - berço da Revolução Industrial - e Espanha.

BRICS NA CONTRA-MÃO DA CRISE - O representante da OIT se referiu à composição do remédio anti-crise brasileiro, com a mesma fórmula aplicada pelos países integrantes do BRICS - Brasil, Rússia, India, China e Africa do Sul - que em 2003 respondiam por 9% do PIB mundial, subindo para 14%, em 2009, e 18%, em 2010, num total de US$ 11 trilhões. Considerando o PIB pela paridade de poder de compra, esse índice é ainda maior: US$ 19 trilhões, ou 25%. No entanto, o acerto brasileiro reside numa política de valorização de salários e redução de impostos; distribuição de renda por meio de programas sociais - como o Bolsa Família - e investimento no mercado interno, sob influência e com o respaldo das centrais sindicais.

A presença do dobro da representação de sindicalistas estrangeiros para o Seminário Internacional da Força Sindical, realizado no mezanino da Usina do Gasômetro, dia 27/01, relativamente a 2010, mereceu especial citação de Neco. No depoimento do dirigente, ano passado compareceram 32 delegados internacionais, 28 a menos que esse ano, mais a integração de sindicalistas africanos e de participantes do Norte, Centro e Sul das Américas, fato que - para o diretor da OIT - demonstra a importância que o Fórum Social Mundial tem para os trabalhadores enquanto instrumento de intervenção pontual e positiva para a crise, sem desemprego, corte se salários e benefícios sociais, como atualmente ocorre na Comunidade Européia.

"PORTO ALEGRE SEMPRE" - Presidente do Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (SINDEC), Nilton Neco entrou na campanha pela realização do Fórum Social Mundial de 2013 na capital do Rio Grande do Sul e a consagração definitiva da cidade como capital mundial do FSM, lembrando que a primeira edição, em 2001, e sete das 11 anteriores ocorreram em Porto Alegre. "A cidade não foi escolhida por acaso, mas pela vocação democrática de sua população, que provoca a existência de políticas públicas em prol da cidadania", afirmou.

Notícias

Uma Antiga Luta Sindical que Retorna ao Debate

Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.

Sindec firma convênio com Colégio Método para EJA

Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.

Carregando as notícias