
Sindec percorre o comércio para a categoria votar na pauta de reivindicação da Campanha Salarial 2025/2026
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
O secretário nacional da Força Sindical, João Carlos Juruna, afirmou, durante a oficina do Mundo do Trabalho do Fórum Social Temático, nesta quarta-feira no Teatro Dante Barone, na ALRS, que a força brasileira de mobilização por uma agenda justa hoje se encontra no movimento sindical unitário. "É isto que vem nos destacando em outros países. A liberdade sindical e a garantia de empregos, mas queremos mais, queremos qualidade de vida, estamos lutando pelo Trabalho Decente", disse, recebendo aplausos da plateia que lotou o auditório.
Segundo o sindicalista, que falou em nome da Força, todas as centrais estão conscientes da sua importância reivindicatória, o que se torna fundamental neste momento de crise, colocando os furos do sistema capitalista à mostra. "Queremos a redução de juros, salário digno para aposentados que ganham acima do mínimo e fim do fator Previdenciário para quem vai se aposentar. Queremos mais empregos, pois acreditamos que investindo e melhorando as condições de quem sustenta o país é que vamos tirar o Brasil da condição de vítima da especulação", afirmou. Ele reafirmou o apoio dos trabalhadores ao governo Dilma Rousseff, especialmente nas medidas que aprofundam a democraia e aumentam a igualdade. "Por isso vamos sempre cobrar que o trabalhador seja respeitado e ouvido".
A tarde de debates contou com duas mesas de sindicalistas brasileiros e estrangeiros abordando a realidade de suas nações. Problemas como a escravização no mercado de trabalho e o trabalho infantil foram discutidos e duramente criticados pelos participantes.
O Brasil vem sendo exemplo para as outras nações não somente pelo combate à crise, mas muito também pela liberdade democrática do movimento sindical
A companheira da América Andina, a venezuelana Rosa Helena, agradeceu a oportunidade de que dirigentes de outros países hoje estejam no Brasil fazendo o encontro para analisara crise mundial e os desafios do movimento sindical.
Represento um país em que o movimento sindical está sendo atropelado e perseguido pelo governo. Os dirigentes são encarcerados e retalhados por protestarem contra o desemprego e a favor da liberdade sindical", criticou, em referência ao governo Chávez.
Segundo Rosa, um simples acordo coletivo enfrenta as piores retaliações na Venezuela. "Mas estamos num momento de resistência e vamos seguir adiante e lutar contra a perseguição sindical. Vamos lutar para que nos países andinos se viva em democracia", afirmou.
O representante da América do Norte/Central, o mexicano Alexandre Vásquez disse que as centrais brasileiras são inspiração no movimento sindical mundial. "Não é causalidade estarmos em Porto Alegre discutindo os grandes problemas dos trabalhadores e suas famílias", disse. "Queremos salários dignos não somente para receber, mas para nos desenvolver como cidadãos", destacou.
Texto: Josemari Quevedo.
Fotografias: Ana
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
Força Sindical-RS denuncia manobras oportunistas para dividir comerciários e reafirma defesa da unidade como condição essencial para a luta coletiva.
A mobilização pelo Plebiscito Popular já está em andamento em Porto Alegre e conta com o apoio dos comerciários da capital.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Presidente Nilton Neco participou de gravação para o programa do Portal Mostrando Pra Você.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na última quarta-feira, 30 de julho, a Fundacentro promoveu o Encontro Nacional de Cipeiros e Cipeiras para o Trabalho Seguro e Saudável.