FST Fórum Social Mundial 2012 - Fórum terá oficinas, shows e acampamento

Secretário Nacional de Juventude da Força Sindical, Jefferson Tiego, é destaque na reportagem publicada pelo jornal Zero Hora de hoje.

Notícia publicada no Jornal Zero Hora desta quinta-feira destaca a realização do Fórum Social Temático 2012 em Porto Alegre. No texto, o secretário Nacional de Juventude da Força Sindical, Jefferson Tiego, fala sobre os objetivos do Acampamento da Juventude nesta edição do evento. Acompanhe:

Evento, que ocorrerá em quatro cidades do RS, terá presença de Dilma

A partir de terça-feira, durante seis dias, o Rio Grande do Sul estará no foco dos debates sobre os rumos do mundo atual. Visitantes de todo o planeta são esperados em Porto Alegre para o Fórum Social Temático 2012 (FST2012), que terá mais de 1,5 mil oficinas, além de shows, mostras e do tradicional acampamento da juventude.

Com o tema Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental, a iniciativa também terá atividades em Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo. Ao todo, os organizadores esperam um público de 100 mil pessoas.

– Será um momento apropriado para a discussão da crise global. Muita gente de fora virá em busca de respostas – diz Jane Argollo, coordenadora do Comitê Porto Alegre.

Já confirmaram presença personalidades de projeção internacional, como os sociólogos David Harris, dos Estados Unidos, e Boaventura de Sousa Santos, de Portugal, o novo diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), José Graziano da Silva, e chefes de Estado como os presidentes Dilma Rousseff e José Mujica, do Uruguai.

A expectativa é de que o evento dê visibilidade à Capital e abra caminho para que a cidade possa voltar a sediar o Fórum Social Mundial – a próxima edição está prevista para 2013. A definição deve sair em junho.

Acesso à internet e linha de ônibus

Para isso, a prefeitura prevê um investimento total de cerca de R$ 2 milhões. Entre as novidades do FST2012, estão a promessa de acesso livre à internet nos locais do evento, via wi-fi, e a criação de uma linha exclusiva de ônibus. No acampamento da juventude, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, haverá sete grandes tendas para debates e apresentações culturais.

– Não vai ser apenas festa. Vamos elaborar documentos que possam servir de parâmetro para a Rio+20, em junho. Queremos deixar um legado – diz Jefferson Tiego, secretário de Políticas de Juventude da Força Sindical.

Localize-se

DESTAQUES

• A abertura oficial do evento, no dia 24, será marcada por uma marcha pelo centro de Porto Alegre, com saída no Largo Glênio Peres, às 15h.

• O show de abertura, que deve contar com a presença de Leci Brandão e Mart’nália, entre outros artistas, terá início às 18h, no Anfiteatro Pôr do Sol, na Capital.

SERVIÇO

• O Fórum Social Temático 2012 terá atividades em Porto Alegre e nas cidades de Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo.

• O evento será de 24 a 29 de janeiro.

• As atividades são gratuitas. Quem quiser se inscrever para ganhar sacola, crachá e outros materiais, pagará R$ 20.

ENTENDA

• O Fórum Social Temático será preparatório para o Fórum Social Mundial de 2013, ainda sem local definido – a última edição em Porto Alegre ocorreu em 2005.

SAIBA MAIS

• Para se informar sobre os detalhes da programação e da inscrição, acesse o site oficial do evento: www.fstematico2012.org.br.