FST Fórum Social Mundial 2012 - Fórum terá oficinas, shows e acampamento
por Jousi Quevedo | Secretário Nacional de Juventude da Força Sindical, Jefferson Tiego, é destaque na reportagem publicada pelo jornal Zero Hora de hoje.
Notícia publicada no Jornal Zero Hora desta quinta-feira destaca a realização do Fórum Social Temático 2012 em Porto Alegre. No texto, o secretário Nacional de Juventude da Força Sindical, Jefferson Tiego, fala sobre os objetivos do Acampamento da Juventude nesta edição do evento. Acompanhe:
Evento, que ocorrerá em quatro cidades do RS, terá presença de Dilma
A partir de terça-feira, durante seis dias, o Rio Grande do Sul estará no foco dos debates sobre os rumos do mundo atual. Visitantes de todo o planeta são esperados em Porto Alegre para o Fórum Social Temático 2012 (FST2012), que terá mais de 1,5 mil oficinas, além de shows, mostras e do tradicional acampamento da juventude.
Com o tema Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental, a iniciativa também terá atividades em Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo. Ao todo, os organizadores esperam um público de 100 mil pessoas.
– Será um momento apropriado para a discussão da crise global. Muita gente de fora virá em busca de respostas – diz Jane Argollo, coordenadora do Comitê Porto Alegre.
Já confirmaram presença personalidades de projeção internacional, como os sociólogos David Harris, dos Estados Unidos, e Boaventura de Sousa Santos, de Portugal, o novo diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), José Graziano da Silva, e chefes de Estado como os presidentes Dilma Rousseff e José Mujica, do Uruguai.
A expectativa é de que o evento dê visibilidade à Capital e abra caminho para que a cidade possa voltar a sediar o Fórum Social Mundial – a próxima edição está prevista para 2013. A definição deve sair em junho.
Acesso à internet e linha de ônibus
Para isso, a prefeitura prevê um investimento total de cerca de R$ 2 milhões. Entre as novidades do FST2012, estão a promessa de acesso livre à internet nos locais do evento, via wi-fi, e a criação de uma linha exclusiva de ônibus. No acampamento da juventude, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, haverá sete grandes tendas para debates e apresentações culturais.
Não vai ser apenas festa. Vamos elaborar documentos que possam servir de parâmetro para a Rio+20, em junho. Queremos deixar um legado – diz Jefferson Tiego, secretário de Políticas de Juventude da Força Sindical.
Localize-se
DESTAQUES
A abertura oficial do evento, no dia 24, será marcada por uma marcha pelo centro de Porto Alegre, com saída no Largo Glênio Peres, às 15h.
O show de abertura, que deve contar com a presença de Leci Brandão e Mart’nália, entre outros artistas, terá início às 18h, no Anfiteatro Pôr do Sol, na Capital.
SERVIÇO
O Fórum Social Temático 2012 terá atividades em Porto Alegre e nas cidades de Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo.
O evento será de 24 a 29 de janeiro.
As atividades são gratuitas. Quem quiser se inscrever para ganhar sacola, crachá e outros materiais, pagará R$ 20.
ENTENDA
O Fórum Social Temático será preparatório para o Fórum Social Mundial de 2013, ainda sem local definido – a última edição em Porto Alegre ocorreu em 2005.
SAIBA MAIS
Para se informar sobre os detalhes da programação e da inscrição, acesse o site oficial do evento: www.fstematico2012.org.br.
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.
O Sindicato dos Comerciários fechou um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente, garantindo reajuste salarial e melhorias para os trabalhadores do setor de concessionárias.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.