FST Fórum Social Mundial 2012 - Comitê Porto Alegre e centrais oficializam solicitação para AL sediar Mundo do Trabalho
por Jousi Quevedo | Os sindicalistas da Força Sindical, Nilton Neco e Lélio Falcão, lideraram encontro com presidente em exercício da ALRS.
O Comitê Porto Alegre Pró-FSM e as centrais sindicais entregaram na tarde desta quarta-feira ofício solicitando a cedência de salas na Assembleia Legislativa do RS para realização dos dois dias de debates da oficina Mundo do Trabalho (25 e 26 de janeira) dentro da programação do Fórum Social Temático 2012. O FST ocorre entre os dias 24 e 28 de janeiro. O tema do Fórum neste ano, que é par e por isso temático, é Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental, com o intuito também de preparar para a Cúpula dos Povos na Rio+20.
Os sindicalistas foram recebidos pelo presidente da Casa em exercício, José Sperotto, e receberam dele o apoio para garantir o espaço ao evento e também para que o Fórum Social Mundial 2013, em sua versão maior, volte a Porto Alegre. Na ocasião, foi ressaltado nas conversas e em vídeos promocionais apresentados o papel de Porto Alegre na proposição original do Fórum desde sua concepção e a necessidade de que o evento volte a cidade após mais de uma década de amadurecimento.
Conforme o secretário de Relações Internacionais da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, a ideia de pleitear a ALRS surge no lastro do número de participantes internacionais. "O Dante Barone é um lugar ideal para o nível destas discussões dos trabalhadores", analisou Neco, lembrando que os debates originarão importantes documentos para a Rio+20.
Para as centrais sindicais interessa tratar no Fórum Temático temas relacionados ao trabalho, crise, legislação, Trabalho Decente e o campo dos direitos. "Realizar estas discussões na Assembleia Legislativa tem tudo a ver, porque a ALRS é já uma Casa de debates para toda a sociedade do RS. Este é o motivo de querermos centrar aqui o Mundo do Trabalho. Vamos mostrar que o Mundo do Trabalho é democrático, é um espaço que todos podem participar e opinar sobre crise econômica mundial, desenvolvimento sustentável, Rio+20 e Trabalho Decente", disse Neco.
Apoio e parabenizo a todos pela iniciativa de trazer este evento tão importante para nossa cidade. Vamos confirmar a disposição das datas com o presidente (Adão) Villaverde após seu retorno. Ele é um grande apoiador da causa", garantiu Sperotto.
E completou, em relação à permanência do Fórum na Capital: "Sei que Porto Alegre é uma cidade preparada para grandes eventos. O Fórum já provou o grande benefício econômico, social e de geração de emprego a cada edição. E isso para nós é muito importante", destacou Sperotto. O deputado recebeu das mãos de Lélio Falcão, membro do comitê e presidente da Força Verde, um kit do evento com camiseta e caneta.
Lélio Falcão explicou que dentro do Mundo do Trabalho estarão contemplados 12 'mundos' que vão da Água ao Mundo da Mulher. "Esses 'mundos' se articularão e debaterão as mudanças significativas que passamos no país e em todos os continentes. É possível realizar uma série de atividades discutindo desenvolvimento, emprego, renda e sustentabilidade ambiental", disse.
Membros do Comitê de Porto Alegre informaram que a presidente Dilma Rousseff participará desta edição do evento no dia 26 de janeiro e que há a possibilidade de se realizar durante o FST a reunião de Cúpula do Mercosul, reunindo demais presidentes do bloco em Porto Alegre.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.