FST Fórum Social Mundial 2012 - Comitê Porto Alegre e centrais oficializam solicitação para AL sediar Mundo do Trabalho
por Jousi Quevedo | Os sindicalistas da Força Sindical, Nilton Neco e Lélio Falcão, lideraram encontro com presidente em exercício da ALRS.
O Comitê Porto Alegre Pró-FSM e as centrais sindicais entregaram na tarde desta quarta-feira ofício solicitando a cedência de salas na Assembleia Legislativa do RS para realização dos dois dias de debates da oficina Mundo do Trabalho (25 e 26 de janeira) dentro da programação do Fórum Social Temático 2012. O FST ocorre entre os dias 24 e 28 de janeiro. O tema do Fórum neste ano, que é par e por isso temático, é Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental, com o intuito também de preparar para a Cúpula dos Povos na Rio+20.
Os sindicalistas foram recebidos pelo presidente da Casa em exercício, José Sperotto, e receberam dele o apoio para garantir o espaço ao evento e também para que o Fórum Social Mundial 2013, em sua versão maior, volte a Porto Alegre. Na ocasião, foi ressaltado nas conversas e em vídeos promocionais apresentados o papel de Porto Alegre na proposição original do Fórum desde sua concepção e a necessidade de que o evento volte a cidade após mais de uma década de amadurecimento.
Conforme o secretário de Relações Internacionais da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, a ideia de pleitear a ALRS surge no lastro do número de participantes internacionais. "O Dante Barone é um lugar ideal para o nível destas discussões dos trabalhadores", analisou Neco, lembrando que os debates originarão importantes documentos para a Rio+20.
Para as centrais sindicais interessa tratar no Fórum Temático temas relacionados ao trabalho, crise, legislação, Trabalho Decente e o campo dos direitos. "Realizar estas discussões na Assembleia Legislativa tem tudo a ver, porque a ALRS é já uma Casa de debates para toda a sociedade do RS. Este é o motivo de querermos centrar aqui o Mundo do Trabalho. Vamos mostrar que o Mundo do Trabalho é democrático, é um espaço que todos podem participar e opinar sobre crise econômica mundial, desenvolvimento sustentável, Rio+20 e Trabalho Decente", disse Neco.
Apoio e parabenizo a todos pela iniciativa de trazer este evento tão importante para nossa cidade. Vamos confirmar a disposição das datas com o presidente (Adão) Villaverde após seu retorno. Ele é um grande apoiador da causa", garantiu Sperotto.
E completou, em relação à permanência do Fórum na Capital: "Sei que Porto Alegre é uma cidade preparada para grandes eventos. O Fórum já provou o grande benefício econômico, social e de geração de emprego a cada edição. E isso para nós é muito importante", destacou Sperotto. O deputado recebeu das mãos de Lélio Falcão, membro do comitê e presidente da Força Verde, um kit do evento com camiseta e caneta.
Lélio Falcão explicou que dentro do Mundo do Trabalho estarão contemplados 12 'mundos' que vão da Água ao Mundo da Mulher. "Esses 'mundos' se articularão e debaterão as mudanças significativas que passamos no país e em todos os continentes. É possível realizar uma série de atividades discutindo desenvolvimento, emprego, renda e sustentabilidade ambiental", disse.
Membros do Comitê de Porto Alegre informaram que a presidente Dilma Rousseff participará desta edição do evento no dia 26 de janeiro e que há a possibilidade de se realizar durante o FST a reunião de Cúpula do Mercosul, reunindo demais presidentes do bloco em Porto Alegre.
Na manhã desta sexta-feira, o Sindec recebeu a visita da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) para discutir o Projeto de Lei 67/2025, de sua autoria, que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias consecutivos de descanso remunerado para os trabalhadores brasileiros.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec POA) tomou a iniciativa de mobilizar os trabalhadores e a sociedade em torno de uma importante pauta: a redução da jornada de trabalho e a ampliação do descanso semanal.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.