Congressos da área sindical.

Navegação principal do site

FST Fórum Social Mundial 2012 - Comitê Porto Alegre e centrais oficializam solicitação para AL sediar Mundo do Trabalho

por |
Os sindicalistas da Força Sindical, Nilton Neco e Lélio Falcão, lideraram encontro com presidente em exercício da ALRS.

O Comitê Porto Alegre Pró-FSM e as centrais sindicais entregaram na tarde desta quarta-feira ofício solicitando a cedência de salas na Assembleia Legislativa do RS para realização dos dois dias de debates da oficina Mundo do Trabalho (25 e 26 de janeira) dentro da programação do Fórum Social Temático 2012. O FST ocorre entre os dias 24 e 28 de janeiro. O tema do Fórum neste ano, que é par e por isso temático, é Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental, com o intuito também de preparar para a Cúpula dos Povos na Rio+20.

Os sindicalistas foram recebidos pelo presidente da Casa em exercício, José Sperotto, e receberam dele o apoio para garantir o espaço ao evento e também para que o Fórum Social Mundial 2013, em sua versão maior, volte a Porto Alegre. Na ocasião, foi ressaltado nas conversas e em vídeos promocionais apresentados o papel de Porto Alegre na proposição original do Fórum desde sua concepção e a necessidade de que o evento volte a cidade após mais de uma década de amadurecimento.

Conforme o secretário de Relações Internacionais da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, a ideia de pleitear a ALRS surge no lastro do número de participantes internacionais. "O Dante Barone é um lugar ideal para o nível destas discussões dos trabalhadores", analisou Neco, lembrando que os debates originarão importantes documentos para a Rio+20.

Para as centrais sindicais interessa tratar no Fórum Temático temas relacionados ao trabalho, crise, legislação, Trabalho Decente e o campo dos direitos. "Realizar estas discussões na Assembleia Legislativa tem tudo a ver, porque a ALRS é já uma Casa de debates para toda a sociedade do RS. Este é o motivo de querermos centrar aqui o Mundo do Trabalho. Vamos mostrar que o Mundo do Trabalho é democrático, é um espaço que todos podem participar e opinar sobre crise econômica mundial, desenvolvimento sustentável, Rio+20 e Trabalho Decente", disse Neco.

Apoio e parabenizo a todos pela iniciativa de trazer este evento tão importante para nossa cidade. Vamos confirmar a disposição das datas com o presidente (Adão) Villaverde após seu retorno. Ele é um grande apoiador da causa", garantiu Sperotto.

E completou, em relação à permanência do Fórum na Capital: "Sei que Porto Alegre é uma cidade preparada para grandes eventos. O Fórum já provou o grande benefício econômico, social e de geração de emprego a cada edição. E isso para nós é muito importante", destacou Sperotto. O deputado recebeu das mãos de Lélio Falcão, membro do comitê e presidente da Força Verde, um kit do evento com camiseta e caneta.

Lélio Falcão explicou que dentro do Mundo do Trabalho estarão contemplados 12 'mundos' que vão da Água ao Mundo da Mulher. "Esses 'mundos' se articularão e debaterão as mudanças significativas que passamos no país e em todos os continentes. É possível realizar uma série de atividades discutindo desenvolvimento, emprego, renda e sustentabilidade ambiental", disse.

Membros do Comitê de Porto Alegre informaram que a presidente Dilma Rousseff participará desta edição do evento no dia 26 de janeiro e que há a possibilidade de se realizar durante o FST a reunião de Cúpula do Mercosul, reunindo demais presidentes do bloco em Porto Alegre.

Texto: Josemari Quevedo

Imagens: Marcos Pereira

Notícias

Uma Antiga Luta Sindical que Retorna ao Debate

Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.

Sindec firma convênio com Colégio Método para EJA

Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.

Carregando as notícias