Seminários da área sindical.

Navegação principal do site

FST - Encontro Internacional da Força Sindical discute o emprego a nível global; Prefeito de Porto Alegre prestigia

por |
Janta agradeceu a presença do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, no evento e elogiou a postura do gestor pela criação da Secretaria Municipal do Trabalho.

O presidente da Força Sindical-RS, Clàudio Janta, chamou os integrantes da mesa da oficina do Encontro Internacional da Força Sindical, no Mezanino da Usina do Gasômetro, e abriu os trabalhos desta sexta-feira. O sindicalista explicou a oficina. "Hoje temos uma visão global do Mundo do Trabalho nesta oficina, como se dão as relações de emprego, renda e qualidade de vida", disse Janta.

Compuseram a mesa Sérgio Saborio, da Costa Rica; Mateus Manel Canjongo, da Unta Angola; Rosa Elena, da CTB da Venezuela; José Luís Baquerano, da CUT de Honduras; Nair Goulart, da Força Sindical Bahia e vice-presidente da CSI; e o secretário Nacional de Juventude, Jefferson Tiego.

Janta agradeceu a presença do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, no evento e elogiou a postura do gestor pela criação da Secretaria Municipal do Trabalho.

Em seu discurso, o prefeito José Fortunati disse que Porto Alegre está orgulhosa de receber este ano o FST 2012 e vai se preparar para o Fórum Social Mundial centralizado de 2013. "É muito importante a atuação dos trabalhadores neste FST, especialmente no Mundo do Trabalho. É impossível não discutir o enfoque dos trabalhadores quando se pensa num mundo sustentável. Muitos governos querem buscar as soluções mais simplistas contra a crise. Essas soluções são os cortes nos direitos trabalhistas conquistados. Isso se vê na Grécia, indo pela Europa e chegando aos Estados Unidos, sob orientação do FMI", criticou Fortunati.

Para o prefeito, o caminho que se busca é o de uma visão mais adequada, "possível perceber no Brasil no combate à crise de 2008".

Um país que já sentiu muito os efeitos das crises anteriores e que hoje tem outra realidade", salientou Fortunati. "As centrais sindicais, especialmente a Força Sindical, têm um papel muito importante na defesa e na manutenção das conquistas dos trabalhadores", disse, sendo fortemente aplaudido.

Rosa Elena, da Venezuela, afirmou que voltará a seu país com novos entusiasmos pelas discussões do FST e do movimento sindical. "Tive uma experiência incrível por ter visto como a Força Sindical e as demais centrais têm diálogo social com os representantes de seu governo. Isso é fundamental e infelizmente não ocorre em minha Venezuela", disse.

De Honduras, José Luís disse que se fala muito de crises "que não foram provocadas pelos trabalhadores". Ele elogiou a unicidade sindical e afirmou que este é o caminho para garantir o respeito dos trabalhadores.

Tiego, da Força Sindical Brasil, disse que o FST é fundamental para os jovens do Brasil, afirmando que há milhões de jovens desempregados na América. "Como vamos ajudar esta juventude, como entender este problemas? Por isso convido a todos para debatermos grandes soluções para a juventude", disse.

Manel falou em nome de seu país e da União Nacional dos Trabalhadores angolanos, afirmando que o FST busca soluções para a resolução dos problemas dos trabalhadores de todo o mundo. "Afinal de contas os problemas que estão aí afetam a todos, não apenas os da América Latina", destacou.

Segundo Manel, o esforço do FST é por buscar em um tempo mais curto saídas para a crise.

Sérgio Saborio, da Costa Rica, criticou a posição dos empresários que cortam empregos e exigem bons resultados. "Neste momento se faz muito necessária a solidariedade, porque os problemas são de todos e todos sabemos que sempre colocam sobre os trabalhadores as maiores responsabilidades", disse.

A integrante da presidência adjunta na Confederação Sindical Internacional (CSI), Nair Goulart, elogiou a atuação da Secretaria Internacional da Força Sindical ao construir aproximações solidárias entre as nações. "É uma organização que promove o avanço da agenda dos trabalhadores", afirmou. A sindicalista chamou a todos para se mobilizarem na Rio+20 como sociedade civil e integrando as delegações oficiais.

Janta destacou as vitórias dos trabalhadores ao constatar que as lideranças do Fórum de Davos estão "finalmente fazendo auto crítica, o que foi comentando pela presidente Dilma Rousseff ontem".

Texto: Josemari Quevedo

Notícias

Funcionamento do comércio no final de ano

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre informa que estará de férias coletivas entre os dias 23 de dezembro a 5 de janeiro.

Sindec firma convênio com Universidade La Salle

Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.

Uma antiga luta sindical que retorna ao debate

Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.

Sindec firma convênio com Colégio Método para EJA

Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.

Carregando as notícias