Mobilizações realizadas no sindicato dos comerciários.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Força Sindical-RS protesta contra o aumento da taxa Selic
por Gabriella Oliveira | Sindec-POA integrou a mobilização.
A Força Sindical-RS juntamente de demais centrais (CGTB e Nova Central), estudantes e movimentos sociais protestaram nesta terça-feira (28) em frente ao Banco Central de Porto Alegre. O ato foi para manifestar a posição contrária à política econômica do governo, caracterizada pela elevação da taxa básica de juros e o aperto fiscal.
Diversas categorias de trabalhadores de Porto Alegre e região estiveram representadas no ato, como rodoviários, comerciários, aposentados, zeladores.
O presidente em exercício da Força Sindical-RS, Marcelo Furtado, afirmou que o governo federal precisa fazer investimento pesado na indústria nacional. "Estamos aqui protestando para fazer com que o governo volte a olhar para o povo brasileiro, este governo que coloca a conta da crise que ele gerou na conta dos trabalhadores, que impõe medidas provisórias que tira direitos dos trabalhadores e aposentados". Furtado ainda anunciou que as centrais estarão nas ruas para "reivindicar sempre que for preciso".
A manifestação aconteceu na mesma data do início da reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), que decidirá a taxa Selic. A mesma manifestação também ocorreu em demais capitais do país.
O governo tem facilitado a corrupção, mas não tem combatido o que tira o emprego de todo trabalhador, que é a inflação", afirmou o diretor Claudio Correa.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.