
Orçamento para 2026 é aprovado em assembleia pela categoria
Os comerciários aprovaram a previsão de orçamento, bem como o parecer do Conselho Fiscal da entidade.

A Força Sindical-RS juntamente de demais centrais (CGTB e Nova Central), estudantes e movimentos sociais protestaram nesta terça-feira (28) em frente ao Banco Central de Porto Alegre. O ato foi para manifestar a posição contrária à política econômica do governo, caracterizada pela elevação da taxa básica de juros e o aperto fiscal.
Diversas categorias de trabalhadores de Porto Alegre e região estiveram representadas no ato, como rodoviários, comerciários, aposentados, zeladores.
O presidente em exercício da Força Sindical-RS, Marcelo Furtado, afirmou que o governo federal precisa fazer investimento pesado na indústria nacional. "Estamos aqui protestando para fazer com que o governo volte a olhar para o povo brasileiro, este governo que coloca a conta da crise que ele gerou na conta dos trabalhadores, que impõe medidas provisórias que tira direitos dos trabalhadores e aposentados". Furtado ainda anunciou que as centrais estarão nas ruas para "reivindicar sempre que for preciso".
A manifestação aconteceu na mesma data do início da reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), que decidirá a taxa Selic. A mesma manifestação também ocorreu em demais capitais do país.
O governo tem facilitado a corrupção, mas não tem combatido o que tira o emprego de todo trabalhador, que é a inflação", afirmou o diretor Claudio Correa.

Os comerciários aprovaram a previsão de orçamento, bem como o parecer do Conselho Fiscal da entidade.

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.