
Sindec notifica 70 empresas por descumprirem a Convenção no feriado
A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.
Na manhã desta sexta-feira, 11, a Diretoria da Força Sindical-RS e também representantes do Sindec-POA participaram do lançamento do Plano Safra da Pesca e Aquicultura, que ocorreu na Colônia de Pescadores Z-5 na Ilha da Pintada e contou com a presença do Ministro da Pesca, Marcelo Crivella.
O Plano é voltado a investimentos na área do cultivo de peixes, sendo que foram destinados R$4,1 bilhão para a execução do mesmo em todo o país. Para o diretor da Força Sindical-RS, Marcelo Furtado, o projeto representa um seguro para o pescador, que muitas vezes vive e trabalha em condições precárias.
O plano vai gerar renda para um grande número de trabalhadores da pesca, o que vai beneficiar dentre outros aspectos, por exemplo, na época da piracema, quando esses trabalhadores não podem pescar. É um importante investimento que o Governo Federal está fazendo, principalmente na área do trabalho, pois essas famílias tem baixa renda e sobrevivem da pesca", disse.
O Presidente da Colônia de Pescadores e Aquicultores e da Federação de Pescadores do Rio Grande do Sul, entidades filiadas à Central, Vilmar Ieggli Coelho, disse que o dia tem muita representatividade e vai mudar a vida do pescador.
Durante muitos anos os pescadores esperavam seus anseios serem atendidos e agora o Plano Safra foi colocado em ação, dando condições para o pescador trabalhar de uma forma mais digna. Eu posso afirmar que é a concretização de um sonho", revelou o Presidente.
O Ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, enfatizou que a meta do plano é produzir 2 milhões de toneladas anuais de pescado até 2014, ampliando ações governamentais e o desenvolvimento sustentável por meio de medidas de estímulo à competitividade e empreendedorismo. "Com muito trabalho poderemos fazer do Rio Grande um dos maiores, e porque não dizer, melhores, produtores de peixe do país", concluiu.
Gabriella Oliveira
A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
Força Sindical-RS denuncia manobras oportunistas para dividir comerciários e reafirma defesa da unidade como condição essencial para a luta coletiva.
A mobilização pelo Plebiscito Popular já está em andamento em Porto Alegre e conta com o apoio dos comerciários da capital.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Presidente Nilton Neco participou de gravação para o programa do Portal Mostrando Pra Você.