Força Sindical-RS participa do lançamento do Plano Safra da Pesca e Aquicultura

O evento ocorreu em uma entidade filiada à Central e contou com a presença do Ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella.

Na manhã desta sexta-feira, 11, a Diretoria da Força Sindical-RS e também representantes do Sindec-POA participaram do lançamento do Plano Safra da Pesca e Aquicultura, que ocorreu na Colônia de Pescadores Z-5 na Ilha da Pintada e contou com a presença do Ministro da Pesca, Marcelo Crivella.

O Plano é voltado a investimentos na área do cultivo de peixes, sendo que foram destinados R$4,1 bilhão para a execução do mesmo em todo o país. Para o diretor da Força Sindical-RS, Marcelo Furtado, o projeto representa um seguro para o pescador, que muitas vezes vive e trabalha em condições precárias.

“O plano vai gerar renda para um grande número de trabalhadores da pesca, o que vai beneficiar dentre outros aspectos, por exemplo, na época da piracema, quando esses trabalhadores não podem pescar. É um importante investimento que o Governo Federal está fazendo, principalmente na área do trabalho, pois essas famílias tem baixa renda e sobrevivem da pesca”, disse.

O Presidente da Colônia de Pescadores e Aquicultores e da Federação de Pescadores do Rio Grande do Sul, entidades filiadas à Central, Vilmar Ieggli Coelho, disse que o dia tem muita representatividade e vai mudar a vida do pescador.

“Durante muitos anos os pescadores esperavam seus anseios serem atendidos e agora o Plano Safra foi colocado em ação, dando condições para o pescador trabalhar de uma forma mais digna. Eu posso afirmar que é a concretização de um sonho”, revelou o Presidente.

O Ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, enfatizou que a meta do plano é produzir 2 milhões de toneladas anuais de pescado até 2014, ampliando ações governamentais e o desenvolvimento sustentável por meio de medidas de estímulo à competitividade e empreendedorismo. “Com muito trabalho poderemos fazer do Rio Grande um dos maiores, e porque não dizer, melhores, produtores de peixe do país”, concluiu.