
Sindec-POA conquista aumento real e amplia direitos em meio a anos de superação da categoria
O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

A manhã desta sexta-feira, 1º de fevereiro, começou marcada pela mobilização de diversos sindicalistas no centro de Porto Alegre. A Força Sindical-RS se uniu à paralisação da Federação dos Vigilantes do Estado do Rio Grande do Sul no ato que ocorreu em âmbito nacional.
O ato, denominado "Dia 01 de fevereiro: Um dia sem segurança privada no país", teve como objetivo alertar a população e exigir o cumprimento da Lei 12.740 que trata do pagamento do adicional de periculosidade para os vigilantes.
Estamos juntos com os vigilantes que buscam o cumprimento da lei que foi sancionada em dezembro e ainda não foi cumprida. O dia é de protesto no Brasil inteiro, inclusive nas cidades onde temos filiados da Força Sindical: Pelotas, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Passo Fundo e outras cidades. Eles lutam por um direito conquistado que tem que ser colocado em ação. Por isso estamos dando nosso apoio a todos os vigilantes do Rio Grande do Sul", disse o Presidente da Força Sindical-RS e Secretário-geral do Sindec-POA, Clàudio Janta.
Para o Vice-Presidente do Sindicato dos Vigilantes de Porto Alegre e Diretor da Federação dos Vigilantes do RS, Eduardo Moreira da Silva, foi criada uma expectativa para a classe e nada foi feito.
A manifestação tem o objetivo de chamar a atenção de toda a população e principalmente do nosso Ministro do Trabalho para que ele coloque em vigor essa regulamentação que é necessária nesse momento para toda a classe trabalhadora de segurança privada, pois foi criada uma lei sem consultar as bases que trabalham e agora todos os trabalhadores ficam na expectativa para receber o seu direito pelo risco de vida. Nós conclamamos que essa regulamentação seja colocada em prática já", argumentou.
A mobilização, que começou na Esquina Democrática, seguiu em caminhada até a Praça da Alfândega onde houve a manifestação de líderes sindicais representantes da categoria dos vigilantes.

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.

A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).