Força Sindical-RS integra mobilização da Federação dos Vigilantes do Estado
por Gabriella Oliveira |
A manhã desta sexta-feira, 1º de fevereiro, começou marcada pela mobilização de diversos sindicalistas no centro de Porto Alegre. A Força Sindical-RS se uniu à paralisação da Federação dos Vigilantes do Estado do Rio Grande do Sul no ato que ocorreu em âmbito nacional.
O ato, denominado "Dia 01 de fevereiro: Um dia sem segurança privada no país", teve como objetivo alertar a população e exigir o cumprimento da Lei 12.740 que trata do pagamento do adicional de periculosidade para os vigilantes.
Estamos juntos com os vigilantes que buscam o cumprimento da lei que foi sancionada em dezembro e ainda não foi cumprida. O dia é de protesto no Brasil inteiro, inclusive nas cidades onde temos filiados da Força Sindical: Pelotas, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Passo Fundo e outras cidades. Eles lutam por um direito conquistado que tem que ser colocado em ação. Por isso estamos dando nosso apoio a todos os vigilantes do Rio Grande do Sul", disse o Presidente da Força Sindical-RS e Secretário-geral do Sindec-POA, Clàudio Janta.
Para o Vice-Presidente do Sindicato dos Vigilantes de Porto Alegre e Diretor da Federação dos Vigilantes do RS, Eduardo Moreira da Silva, foi criada uma expectativa para a classe e nada foi feito.
A manifestação tem o objetivo de chamar a atenção de toda a população e principalmente do nosso Ministro do Trabalho para que ele coloque em vigor essa regulamentação que é necessária nesse momento para toda a classe trabalhadora de segurança privada, pois foi criada uma lei sem consultar as bases que trabalham e agora todos os trabalhadores ficam na expectativa para receber o seu direito pelo risco de vida. Nós conclamamos que essa regulamentação seja colocada em prática já", argumentou.
A mobilização, que começou na Esquina Democrática, seguiu em caminhada até a Praça da Alfândega onde houve a manifestação de líderes sindicais representantes da categoria dos vigilantes.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.
Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.
Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre e os sindicatos empresariais do comércio finalizaram com sucesso a campanha salarial, firmando um acordo que assegura avanços importantes para os trabalhadores.