Força Sindical-RS integra mobilização da Federação dos Vigilantes do Estado

O ato, que ocorreu em âmbito nacional, foi denominado “Dia 01 de fevereiro: Um dia sem segurança privada no país”.

A manhã desta sexta-feira, 1º de fevereiro, começou marcada pela mobilização de diversos sindicalistas no centro de Porto Alegre.  A Força Sindical-RS se uniu à paralisação da Federação dos Vigilantes do Estado do Rio Grande do Sul no ato que ocorreu em âmbito nacional.

O ato, denominado “Dia 01 de fevereiro: Um dia sem segurança privada no país”, teve como objetivo alertar a população e exigir o cumprimento da Lei 12.740 que trata do pagamento do adicional de periculosidade para os vigilantes.

“Estamos juntos com os vigilantes que buscam o cumprimento da lei que foi sancionada em dezembro e ainda não foi cumprida. O dia é de protesto no Brasil inteiro, inclusive nas cidades onde temos filiados da Força Sindical: Pelotas, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Passo Fundo e outras cidades. Eles lutam por um direito conquistado que tem que ser colocado em ação. Por isso estamos dando nosso apoio a todos os vigilantes do Rio Grande do Sul”, disse o Presidente da Força Sindical-RS e Secretário-geral do Sindec-POA, Clàudio Janta.

Para o Vice-Presidente do Sindicato dos Vigilantes de Porto Alegre e Diretor da Federação dos Vigilantes do RS, Eduardo Moreira da Silva, foi criada uma expectativa para a classe e nada foi feito.

“A manifestação tem o objetivo de chamar a atenção de toda a população e principalmente do nosso Ministro do Trabalho para que ele coloque em vigor essa regulamentação que é necessária nesse momento para toda a classe trabalhadora de segurança privada, pois foi criada uma lei sem consultar as bases que trabalham e agora todos os trabalhadores ficam na expectativa para receber o seu direito pelo risco de vida. Nós conclamamos que essa regulamentação seja colocada em prática já”, argumentou.

A mobilização, que começou na Esquina Democrática, seguiu em caminhada até a Praça da Alfândega onde houve a manifestação de líderes sindicais representantes da categoria dos vigilantes.