
Sindec lança novo aplicativo para facilitar a vida dos comerciários
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
A Força Sindical-RS foi recebida pelo presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Mauro Zacher, na tarde desta quarta-feira, quando prestigiou a abertura dos trabalhos legislativos de 2012.
Na ocasião, Janta entregou a Zacher documento da central que pede a criação de uma Comissão para apurar os motivos dos problemas que o serviço de transporte público da cidade vem apresentando sistematicamente no atendimento à população. No verão, houve intensos picos de aglomeração de trabalhadores nos pontos de ônibus, gerando atrasos e transtornos, além de uma greve, do aumento da passagem que passará a partir de segunda-feira a ser R$2,85, e da péssima qualidade em termos de conforto ao passageiro.
As linhas da Zona Sul, como Restinga e Belém, e da Zona Norte estão em péssimas condições. Faltam ônibus e os que realizam os trajetos não têm ar condicionado, estão velhos. E o aumento da passagem foi muito grande", disse o sindicalista.
Segundo Janta, a proposição busca promover a resolução dos problemas "mesmo que seja criada uma instância diferente de CPI para tratar do assunto. Apenas julgamos este nome CPI o mais adequado. Que se crie então uma Comissão Especial", explicou, alertando que a intenção não é "colocar vereadores na fogueira, mas realizar uma análise na questão dos transportes desde a intervenção sofrida nos anos 80".
A Força Sindical-RS acredita que os problemas atuais são decorrentes do monopólio das mesmas empresas do transporte e da falta de concorrência na prestação de serviços à população.
Mauro Zacher foi receptivo ao documento e se comprometeu a colocar a discussão em plenário com os demais vereadores. "A questão dos transportes está frágil mesmo, não só pelo preço, mas os veículos estão ruins, há problemas na alteração dos horários no verão", disse Zacher.
Acompanharam a comitiva da central o secretário Nacional da Juventude da Força Sindical, o Jefferson Tiego; vice-presidente da UEE-RS Alessandro Medeiros; o presidente do Instituto Girassol, Marcelo Furtado; o assessor de economia da Força Sindical-RS, Mário de Lima; e os diretores João Pereira e Jorge Silva.
Texto: Josemari Quevedo
Fotografias: Cintia Rodrigues
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
O Sindec Porto Alegre será palco, no próximo dia 24 de julho, às 10h, de um importante encontro do movimento sindical.
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Na próxima quinta-feira (26) o Sindec vai realizar a Assembleia de Prestação de Contas do exercício 2024.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 88 empresas atuando de forma irregular no feriado de Corpus Christi (19).
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.