Força Sindical-RS e Sindec visitam Câmara de Porto Alegre; Sindicalistas cobram medidas para melhoria do transporte público

Presidente da Força Sindical-RS, Clàudio Janta, liderou comitiva da central em visita e foi recebido pelo presidente da Casa, Mauro Zacher (PDT).

A Força Sindical-RS foi recebida pelo presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Mauro Zacher, na tarde desta quarta-feira, quando prestigiou a abertura dos trabalhos legislativos de 2012.

Na ocasião, Janta entregou a Zacher documento da central que pede a criação de uma Comissão para apurar os motivos dos problemas que o serviço de transporte público da cidade vem apresentando sistematicamente no atendimento à população. No verão, houve intensos picos de aglomeração de trabalhadores nos pontos de ônibus, gerando atrasos e transtornos, além de uma greve, do aumento da passagem que passará a partir de segunda-feira a ser R$2,85, e da péssima qualidade em termos de conforto ao passageiro.

"As linhas da Zona Sul, como Restinga e Belém, e da Zona Norte estão em péssimas condições. Faltam ônibus e os que realizam os trajetos não têm ar condicionado, estão velhos. E o aumento da passagem foi muito grande", disse o sindicalista.

Segundo Janta, a proposição busca promover a resolução dos problemas "mesmo que seja criada uma instância diferente de CPI para tratar do assunto. Apenas julgamos este nome CPI o mais adequado. Que se crie então uma Comissão Especial", explicou, alertando que a intenção não é "colocar vereadores na fogueira, mas realizar uma análise na questão dos transportes desde a intervenção sofrida nos anos 80".

A Força Sindical-RS acredita que os problemas atuais são decorrentes do monopólio das mesmas empresas do transporte e da falta de concorrência na prestação de serviços à população.

Mauro Zacher foi receptivo ao documento e se comprometeu a colocar a discussão em plenário com os demais vereadores. "A questão dos transportes está frágil mesmo, não só pelo preço, mas os veículos estão ruins, há problemas na alteração dos horários no verão", disse Zacher.

Acompanharam a comitiva da central o secretário Nacional da Juventude da Força Sindical, o Jefferson Tiego; vice-presidente da UEE-RS Alessandro Medeiros; o presidente do Instituto Girassol, Marcelo Furtado; o assessor de economia da Força Sindical-RS, Mário de Lima; e os diretores João Pereira e Jorge Silva.

Texto: Josemari Quevedo

Fotografias: Cintia Rodrigues