
Sindec percorre o comércio para a categoria votar na pauta de reivindicação da Campanha Salarial 2025/2026
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
A Força Sindical-RS foi recebida pelo presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Mauro Zacher, na tarde desta quarta-feira, quando prestigiou a abertura dos trabalhos legislativos de 2012.
Na ocasião, Janta entregou a Zacher documento da central que pede a criação de uma Comissão para apurar os motivos dos problemas que o serviço de transporte público da cidade vem apresentando sistematicamente no atendimento à população. No verão, houve intensos picos de aglomeração de trabalhadores nos pontos de ônibus, gerando atrasos e transtornos, além de uma greve, do aumento da passagem que passará a partir de segunda-feira a ser R$2,85, e da péssima qualidade em termos de conforto ao passageiro.
As linhas da Zona Sul, como Restinga e Belém, e da Zona Norte estão em péssimas condições. Faltam ônibus e os que realizam os trajetos não têm ar condicionado, estão velhos. E o aumento da passagem foi muito grande", disse o sindicalista.
Segundo Janta, a proposição busca promover a resolução dos problemas "mesmo que seja criada uma instância diferente de CPI para tratar do assunto. Apenas julgamos este nome CPI o mais adequado. Que se crie então uma Comissão Especial", explicou, alertando que a intenção não é "colocar vereadores na fogueira, mas realizar uma análise na questão dos transportes desde a intervenção sofrida nos anos 80".
A Força Sindical-RS acredita que os problemas atuais são decorrentes do monopólio das mesmas empresas do transporte e da falta de concorrência na prestação de serviços à população.
Mauro Zacher foi receptivo ao documento e se comprometeu a colocar a discussão em plenário com os demais vereadores. "A questão dos transportes está frágil mesmo, não só pelo preço, mas os veículos estão ruins, há problemas na alteração dos horários no verão", disse Zacher.
Acompanharam a comitiva da central o secretário Nacional da Juventude da Força Sindical, o Jefferson Tiego; vice-presidente da UEE-RS Alessandro Medeiros; o presidente do Instituto Girassol, Marcelo Furtado; o assessor de economia da Força Sindical-RS, Mário de Lima; e os diretores João Pereira e Jorge Silva.
Texto: Josemari Quevedo
Fotografias: Cintia Rodrigues
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
Força Sindical-RS denuncia manobras oportunistas para dividir comerciários e reafirma defesa da unidade como condição essencial para a luta coletiva.
A mobilização pelo Plebiscito Popular já está em andamento em Porto Alegre e conta com o apoio dos comerciários da capital.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Presidente Nilton Neco participou de gravação para o programa do Portal Mostrando Pra Você.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na última quarta-feira, 30 de julho, a Fundacentro promoveu o Encontro Nacional de Cipeiros e Cipeiras para o Trabalho Seguro e Saudável.