
Sindec lança novo aplicativo para facilitar a vida dos comerciários
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
A Força Sindical-RS é contrária ao financiamento de relacionadas aos jogos da Copa do Mundo e das Olimpíadas no Brasil com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Estariam entre estas obras hotéis e aeroportos, estruturas que não são de primeira necessidade para os trabalhadores. Esta medida foi aprovada pelo Senado nesta semana e provocou indignação nos sindicalistas da central. O presidente da Força Sindical-RS, Clàudio Janta, afirmou que sua posição é "totalmente contrária ao uso do FGTS.
Os recursos do fundo devem ser usados para saneamento das residências, construção de casas e investimento em escolas de qualificação profissional", afirmou, destacando o caráter absurdo da destinação do dinheiro do trabalhador para promover jogos que provavelmente só quem tem altos salários poderá assistir no Brasil.
Vamos entrar na Justiça para impedir isso. O FGTS é do trabalhador e se tiver que financiar algo que sejam propostas que lhe favoreçam e não estruturas que só ricos têm condições de usufruir. Queremos investimentos em setores públicos", disse o presidente da Força Sindical-RS.
Quando a proposta de utilização dos recursos pelos jogos foi aprovada na Câmara dos Deputados, os sindicalistas exigiram do governo mudanças no texto da MP porque envolve milhões de contas dos trabalhadores.
Agora com a aprovação no Senado, a Força Sindical ajuizará uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) com pedido de liminar no STF (Supremo Tribunal Federal) contra a medida. "Não podemos permitir o uso indevido e sem segurança do patrimônio do trabalhador ", destacou o presidente de Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho."É irresponsabilidade colocar esta reserva do trabalhador em investimentos que, até certo ponto, são incertos quanto a rentabilidade", pontuou.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
O Sindec Porto Alegre será palco, no próximo dia 24 de julho, às 10h, de um importante encontro do movimento sindical.
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Na próxima quinta-feira (26) o Sindec vai realizar a Assembleia de Prestação de Contas do exercício 2024.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 88 empresas atuando de forma irregular no feriado de Corpus Christi (19).
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.