Força Sindical inicia preparação para a IV Conferência Nacional do Meio Ambiente

Evento acontece em outubro, em Brasília, discutindo alternativas sustentáveis para produção,consumo e geração de emprego e renda.

Representantes das centrais sindicais já estão mobilizados na preparação da IV Conferência Nacional do Meio Ambiente e discutiram nesta sexta-feira (8/02) a realização das conferências preparatórias. O secretário de Meio Ambiente da Força Sindical e presidente da Força Verde, Lélio Falcão, acompanhou a reunião.

O encontro foi realizado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), com a participação do secretário Thiago Krebs. Esteve em pauta na discussão a organização das Conferências Municipais, Regionais e da Conferência Estadual, que irão anteceder o evento nacional previsto para outubro, em Brasília, abordando três eixos de discussão: (1) produção e consumo sustentáveis; (2) redução de impactos ambientais; e (3) geração de emprego e renda.

Conforme o diretor da Força Sindical, todos os temas serão abordados dentro da implementação da Politica Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e um dos desafios para as conferências no Rio Grande do Sul são a definição de uma política para o estado. "Solicitamos a inclusão da Força Sindical no Comite Organizador Estadual (COE), a ser definido por portaria do Governador", frisou Lélio.

A central também deve participar de 10 seminários promovidos pela SEMA no interior do Estado, para a elaboração do Plano Estadual de Resíduos Sólidos. Conforme Lélio Falcão, ainda não há definição quanto a realização destes seminários durante as Conferências Regionais. Já a Conferencia Estadual do Meio Ambiente tem previsão para ocorrer em setembro, em Porto Alegre.