Eventos culturais, dicas e novidades de lazer e entretenimento.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Força Cultural e Social na Tuca celebram a alegria da comunidade em tarde de shows e assistência
por Jousi Quevedo | Em uma tarde de energia, descontração e alegria, a Força Cultural e Social reuniram no campo do Flamenguinho, na Comunidade da Tuca em Porto Alegre, moradores, visitantes e artistas na comunidade.
Em uma tarde de energia, descontração e alegria, a Força Cultural e a Força Social reuniram no campo do Flamenguinho, na Comunidade da Tuca em Porto Alegre, moradores, visitantes e artistas na comunidade. Ações sociais atenderam a população, distante de hospitais e demais recursos localizados no centro da cidade. Assim, os moradores receberam assessoria Jurídica, sendo atendidos pelo advogado e colaborador do Força Social Pablo Sanches e puderam também conferir a pressão, sob os cuidados da enfermeira do Laboratório Santa Helena Marina Rodrigues. Os shows iniciaram às 15h.
As atividades contaram com o apoio do Sindec-POA, assim como em iniciativas anteriores.
Marina, que acompanha todas as edições da Força Social, elogiou a iniciativa e se disse gratificada por colaborar com a central. "Esta ação é um grande incentivo para o pessoal que não pode ir a hospital, é a valorização do povo carente que precisa muito desta iniciativa. É um carinho que às vezes as pessoas não têm a possibilidade de encontrar", disse. Ela contou que chegam a ela pessoas com os mais diversos problemas.
Tem gente com muitas dificuldades até para ir num posto de saúde para medir a pressão. A música, a alegria, os brinquedos para as crianças, tudo é muito válido e bacana. Fico muito feliz de estar aqui", complementou Marina, que é técnica em enfermagem, trabalha no Laboratório Santa Helena e colabora com a Força Sindical-RS.
Marina contou ainda que há casos em que ela tem de aconselhar os moradores nas comunidades para que procurem um médico, e urgente. "Percebo que tem muitas pessoas precisando ver um médico, um atendimento mais específico. Com a pressão, a gente percebe que a pessoa não está bem e nunca tinham medido a pressão. Daí eu digo: procure um médico", explicou.
Paulo Roberto, líder comunitário que auxiliou na mobilização do público para o evento na Tuca, explicou que no Campo do Flamenguinho ele e outros moradores realizam um projeto esportivo para inclusão de jovens e adultos, com campeonatos e torneios. Paulão, como é conhecido entre os moradores, já foi conselheiro tutelar e conhece a realidade especialmente das crianças e adolescentes do bairro. Para ele, ações sociais que unem diversão e cultura têm um grande valor para as crianças da Tuca. "As ações são importantes para desenvolver trabalhos seguros, sociais e fundamentais para os jovens", disse. Dentre as principais necessidades do Campo da Tuca, Paulão destacou a saúde pública. "A comunidade como em qualquer outro lugar necessita de mais postos de saúde. O transporte de uma certa forma atende a população, embora passe nas laterais da comunidade, mas suporta", contou.
Com os brinquedos concentrando as atenções das crianças desde as 14h, quando os atendimentos assistenciais começaram, os pais, amigos e moradores em geral foram brindados com shows a partir das 15h.
A festa musical começou com o grupo originário da comunidade do Campo da Tuca Os Arteiros, colocando todos para dançar. Logo em seguida veio a dupla Netto e Júnior, FatDuo e os dançarinos Os Abusados. Na segunda parte, tocaram Tá Combinado, Nova Fissura e MCTchesko, encerrando a noite.
O presidente do Instituto Girassol, Marcelo Furtado, prestigiou o evento, ao lado do presidente licenciado da central, Clàudio Janta. Para a produtora cultura da central, Silvia Duarte, foi mais uma tarde de trabalho e responsabilidade social. "A Tuca nos recebeu bem, obrigada a toda a comunidade que compareceu. Semana que vem estaremos na comunidade Costa e Silva com muito calor humano", disse.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.