Força Cultural e Social na Tuca celebram a alegria da comunidade em tarde de shows e assistência

Em uma tarde de energia, descontração e alegria, a Força Cultural e Social reuniram no campo do Flamenguinho, na Comunidade da Tuca em Porto Alegre, moradores, visitantes e artistas na comunidade.

Em uma tarde de energia, descontração e alegria, a Força Cultural e a Força Social reuniram no campo do Flamenguinho, na Comunidade da Tuca em Porto Alegre, moradores, visitantes e artistas na comunidade. Ações sociais atenderam a população, distante de hospitais e demais recursos localizados no centro da cidade. Assim, os moradores receberam assessoria Jurídica, sendo atendidos pelo advogado e colaborador do Força Social Pablo Sanches e puderam também conferir a pressão, sob os cuidados da enfermeira do Laboratório Santa Helena Marina Rodrigues. Os shows iniciaram às 15h.

As atividades contaram com o apoio do Sindec-POA, assim como em iniciativas anteriores.

Marina, que acompanha todas as edições da Força Social, elogiou a iniciativa e se disse gratificada por colaborar com a central. "Esta ação é um grande incentivo para o pessoal que não pode ir a hospital, é a valorização do povo carente que precisa muito desta iniciativa. É um carinho que às vezes as pessoas não têm a possibilidade de encontrar”, disse. Ela contou que chegam a ela pessoas com os mais diversos problemas.

“Tem gente com muitas dificuldades até para ir num posto de saúde para medir a pressão. A música, a alegria , os brinquedos para as crianças, tudo é muito válido e bacana. Fico muito feliz de estar aqui”, complementou Marina, que é técnica em enfermagem, trabalha no Laboratório Santa Helena e colabora com a Força Sindical-RS.

Marina contou ainda que há casos em que ela tem de aconselhar os moradores nas comunidades para que procurem um médico, e urgente. “Percebo que tem muitas pessoas precisando ver um médico, um atendimento mais específico. Com a pressão, a gente percebe que a pessoa não está bem e nunca tinham medido a pressão. Daí eu digo: procure um médico”, explicou.

Paulo Roberto, líder comunitário que auxiliou na mobilização do público para o evento na Tuca, explicou que no Campo do Flamenguinho ele e outros moradores realizam um projeto esportivo para inclusão de jovens e adultos, com campeonatos e torneios. Paulão, como é conhecido entre os moradores, já foi conselheiro tutelar e conhece a realidade especialmente das crianças e adolescentes do bairro. Para ele, ações sociais que unem diversão e cultura têm um grande valor para as crianças da Tuca. “As ações são importantes para desenvolver trabalhos seguros, sociais e fundamentais para os jovens”, disse. Dentre as principais necessidades do Campo da Tuca, Paulão destacou a saúde pública. “A comunidade como em qualquer outro lugar necessita de mais postos de saúde. O transporte de uma certa forma atende a população, embora passe nas laterais da comunidade, mas suporta”, contou.

Com os brinquedos concentrando as atenções das crianças desde as 14h, quando os atendimentos assistenciais começaram, os pais, amigos e moradores em geral foram brindados com shows a partir das 15h.

A festa musical começou com o grupo originário da comunidade do Campo da Tuca Os Arteiros, colocando todos para dançar. Logo em seguida veio a dupla Netto e Júnior, FatDuo e os dançarinos Os Abusados. Na segunda parte, tocaram Tá Combinado,  Nova Fissura e MCTchesko, encerrando a noite.

O presidente do Instituto Girassol, Marcelo Furtado, prestigiou o evento, ao lado do presidente licenciado da central, Clàudio Janta. Para a produtora cultura da central, Silvia Duarte, foi mais uma tarde de trabalho e responsabilidade social. “A Tuca nos recebeu bem, obrigada a toda a comunidade que compareceu. Semana que vem estaremos na comunidade Costa e Silva com muito calor humano”, disse.

Promoção: Instituto Girassol

Realização: Força Sindical-RS