Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Força comemora 1º de maio e reforça luta pelos direitos dos trabalhadores
por Gabriella Oliveira | O Sindec-POA integrou as atividades em homenagem aos trabalhadores.
O 1º de maio deste ano marcou mais um grandioso evento realizado pela Força Sindical-RS para os trabalhadores e suas famílias, que foram até a Praça México prestigiar as atrações. No local, diversas atividades estavam reservadas para garantir o entretenimento e a diversão do público.
O dia começou com a tradicional procissão de Nossa Senhora do Trabalho, na Zona Norte de Porto Alegre. A procissão de homenagem à santa começou às 9h, após teve a missa campal com o arcebispo da arquidiocese de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, e a bênção das carteiras de trabalho.
Às 14 horas centenas de trabalhadores e seus familiares compareceram e participaram, da Festa do Trabalhador, na Praça México. O dia também foi para reforçar as lutas, por direitos e garantias para a classe trabalhadora, além de ressaltar a busca de um Brasil melhor, com distribuição de renda, manutenção e ampliação dos direitos, por um País mais justo.
Além de atrações culturais, brincadeiras e recreação para as crianças, barracas de saúde bucal, atendimento jurídico, durante a tarde os trabalhadores assistiram as apresentações das bandas Vibração, Puro Atrevimento, Swing Nativo e da Escola de Samba Imperatriz Dona Leopoldina.
O presidente estadual e Secretário-geral do Sindec-POA, Clàudio Janta, recepcionou os dirigentes nacionais da Central, Cícero Mendonça e Maria Euzilene Nogueira (Leninha), que participaram do evento.
Aqui eu vi um ato diferente que me enriqueceu muito, que é estar do lado da comunidade e esta preocupação em trazer atividade para a família inteira. Sem sombra de dúvida, para mim está sendo uma experiência e vai agregar na minha história esta atividade que a Força Sindical está realizando dentro do bairro onde a comunidade está trabalhando junto com as entidades sindicais", destacou a sindicalista Leninha sobre o 1º de Maio no bairro Leopoldina.
Já o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Cícero Mendonça, destacou a luta da Central contra as medidas provisórias 664 e 665, que "retira direito dos trabalhadores e vai contra a previdência social".
Os diretores da Força Sindical-RS e Sindec-POA, Claudio Correa e Marcelo Furtado, agradeceram a parceria com a prefeitura de Porto Alegre para a realização do evento.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.