
Sindec-POA conquista aumento real e amplia direitos em meio a anos de superação da categoria
O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

O 1º de maio deste ano marcou mais um grandioso evento realizado pela Força Sindical-RS para os trabalhadores e suas famílias, que foram até a Praça México prestigiar as atrações. No local, diversas atividades estavam reservadas para garantir o entretenimento e a diversão do público.
O dia começou com a tradicional procissão de Nossa Senhora do Trabalho, na Zona Norte de Porto Alegre. A procissão de homenagem à santa começou às 9h, após teve a missa campal com o arcebispo da arquidiocese de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, e a bênção das carteiras de trabalho.
Às 14 horas centenas de trabalhadores e seus familiares compareceram e participaram, da Festa do Trabalhador, na Praça México. O dia também foi para reforçar as lutas, por direitos e garantias para a classe trabalhadora, além de ressaltar a busca de um Brasil melhor, com distribuição de renda, manutenção e ampliação dos direitos, por um País mais justo.
Além de atrações culturais, brincadeiras e recreação para as crianças, barracas de saúde bucal, atendimento jurídico, durante a tarde os trabalhadores assistiram as apresentações das bandas Vibração, Puro Atrevimento, Swing Nativo e da Escola de Samba Imperatriz Dona Leopoldina.
O presidente estadual e Secretário-geral do Sindec-POA, Clàudio Janta, recepcionou os dirigentes nacionais da Central, Cícero Mendonça e Maria Euzilene Nogueira (Leninha), que participaram do evento.
Aqui eu vi um ato diferente que me enriqueceu muito, que é estar do lado da comunidade e esta preocupação em trazer atividade para a família inteira. Sem sombra de dúvida, para mim está sendo uma experiência e vai agregar na minha história esta atividade que a Força Sindical está realizando dentro do bairro onde a comunidade está trabalhando junto com as entidades sindicais", destacou a sindicalista Leninha sobre o 1º de Maio no bairro Leopoldina.
Já o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Cícero Mendonça, destacou a luta da Central contra as medidas provisórias 664 e 665, que "retira direito dos trabalhadores e vai contra a previdência social".
Os diretores da Força Sindical-RS e Sindec-POA, Claudio Correa e Marcelo Furtado, agradeceram a parceria com a prefeitura de Porto Alegre para a realização do evento.

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.

A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).