
Sindec-POA conquista aumento real e amplia direitos em meio a anos de superação da categoria
O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

As últimas chuvas em Porto Alegre causaram transtornos a lojistas e comerciários no centro da cidade. A Fiscalização do Sindec-POA foi acionada e garantiu que funcionários de lojas alagadas fossem liberados.
A Pompéia da Dr. Flores apresentou risco a trabalhadores quando o gesso do forro da loja ficou prejudicado devido às chuvas. Para evitar acidentes, a equipe de Fiscalização do sindicato garantiu que os funcionários tivessem permissão e fossem para casa.
Na Gaston da Rua da Praia, a loja ficou alagada e os funcionários também foram liberados depois de intermediação feita com o gerente do estabelecimento.
As Americanas do Shopping da Rua da Praia passaram por problemas de alagamento dentro da loja. Os funcionários foram liberados para ir para casa.
Todos os casos ocorreram na parte da manhã.
Com a decorrência de tais problemas nas lojas, os funcionários devem ser sempre dispensados, pois os locais de trabalho passam a não oferecer condições seguras de emprego. Assim, a segurança no local de trabalho ao empregado deve ser priorizada.
Não houve e nem há desconto salarial quando ocorrem imprevistos como estes.

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.

A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).