Verificações do cumprimento dos acordos coletivos.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Fiscalização do Sindec garante interdição de farmácia que submetia funcionários a más condições de trabalho
por Jousi Quevedo | Estabelecimento ainda oferecia riscos aos consumidores pelas más condições de armazenamento dos produtos.
O departamento de Fiscalização do Sindec constatou uma série de irregularidades numa das unidades da Farmácia Mais Econômica, na praça Pereira Parobé, onde trabalham 15 funcionários. Acompanhada pelo departamento Jurídico do sindicato, a atividade terminou com a interdição do estabelecimento pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/RS).
Conforme o diretor do Departamento Jurídico do Sindec, Valdir Lima, o ambiente apresentava uma série de riscos à saúde dos funcionários, como o de contágio por leptospirose, banheiros sem as condições necessárias de higiene, ausência água potável para o consumo dos funcionários e de espaço para realizar refeições e também a não observação das orientações de ergonomia para a prevenção das LER/DORT.
Também foi inserida no laudo a incidência de assédio moral aos trabalhadores, que eram obrigados a cumprir metas sobre vendas de vitaminas que apresentam riscos à saúde dos consumidores, conforme o técnico. Além disso, comerciários eram obrigados a usar fantasias e anunciar em voz alta as promoções em frente à loja.
Foram averiguadas ainda más condições de armazenamento dos medicamentos, estando alguns com prazo de validade excedido, e também riscos à segurança dos funcionários com extintores de incêndio vencidos e ausência de saídas de emergência.
As atividades no local permanecerão suspensas até que o estabelecimento atenda à observação das normas regulamentadoras e providencie as condições de trabalho necessárias para os trabalhadores. Será movida agora uma ação coletiva na Justiça do Trabalho e a denúncia segue ao Ministério Público.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre – Sindec-POA vem a público esclarecer informações equivocadas que têm circulado acerca do recente julgamento dos segundos embargos de declaração do Tema 935 do Supremo Tribunal Federal, concluído em 25/11/2025.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.