
Negociação salarial não avança: Sindec diz não à proposta desrespeitosa da classe patronal!
A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O departamento de Fiscalização do Sindec constatou uma série de irregularidades numa das unidades da Farmácia Mais Econômica, na praça Pereira Parobé, onde trabalham 15 funcionários. Acompanhada pelo departamento Jurídico do sindicato, a atividade terminou com a interdição do estabelecimento pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/RS).
Conforme o diretor do Departamento Jurídico do Sindec, Valdir Lima, o ambiente apresentava uma série de riscos à saúde dos funcionários, como o de contágio por leptospirose, banheiros sem as condições necessárias de higiene, ausência água potável para o consumo dos funcionários e de espaço para realizar refeições e também a não observação das orientações de ergonomia para a prevenção das LER/DORT.
Também foi inserida no laudo a incidência de assédio moral aos trabalhadores, que eram obrigados a cumprir metas sobre vendas de vitaminas que apresentam riscos à saúde dos consumidores, conforme o técnico. Além disso, comerciários eram obrigados a usar fantasias e anunciar em voz alta as promoções em frente à loja.
Foram averiguadas ainda más condições de armazenamento dos medicamentos, estando alguns com prazo de validade excedido, e também riscos à segurança dos funcionários com extintores de incêndio vencidos e ausência de saídas de emergência.
As atividades no local permanecerão suspensas até que o estabelecimento atenda à observação das normas regulamentadoras e providencie as condições de trabalho necessárias para os trabalhadores. Será movida agora uma ação coletiva na Justiça do Trabalho e a denúncia segue ao Ministério Público.

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.

A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).

Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.

A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.

Força Sindical-RS denuncia manobras oportunistas para dividir comerciários e reafirma defesa da unidade como condição essencial para a luta coletiva.

A mobilização pelo Plebiscito Popular já está em andamento em Porto Alegre e conta com o apoio dos comerciários da capital.