Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Férias podem fazer despesa aumentar
por Jousi Quevedo | As famílias também devem ficar atentas quanto ao gasto doméstico, como luz e água, que refletem o consumo de mais pessoas em casa.
O alerta é da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que elaborou um guia no portal Meu Bolso em Dia (www.meubolsoemdia.com.br), para que os consumidores evitem se endividar no período.
De acordo com o diretor de Educação Financeira da Febraban, Fábio Moraes, o erro mais comum das pessoas nas férias é se esquecer que as despesas fixas e mensais continuam. "Água, luz, telefone, aluguel, carro e alimentos vão ser cobrados. Então, é preciso organizar o dinheiro e lembrar que no mês seguinte a pessoa vai trabalhar praticamente sem salário, pois geralmente a remuneração de quem volta de férias é paga no fim do mês", afirma Fábio.
O site também traça um paralelo entre as atividades programadas. Por exemplo, quem deixa de viajar com medo de estourar o orçamento pode perder grande oportunidade: "Os filhos ficam mais em casa, consomem mais energia para assistir à televisão ou jogar videogame. Também têm os gastos com alimentação, que aumentam, pois os jovens ficam todo dia em casa consumindo comida e guloseimas", ressalta o especialista da Febraban.
As famílias também devem ficar atentas quanto ao gasto doméstico, como luz e água, que refletem o consumo de mais pessoas em casa.
De lupa
TRANQUILIDADE — Mesmo que o consumidor não queira parar e criar uma estratégia de despesas nas férias, pode buscar dicas na Internet, como o portal criado pela Febraban.
ENDIVIDAMENTO — Com a família optando por não viajar para ficar em casa, é provável que as despesas aumentem. A Febraban chama atenção para evitar dívidas no período.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.