Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Férias podem fazer despesa aumentar
por Jousi Quevedo |
O alerta é da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que elaborou um guia no portal Meu Bolso em Dia (www.meubolsoemdia.com.br), para que os consumidores evitem se endividar no período.
De acordo com o diretor de Educação Financeira da Febraban, Fábio Moraes, o erro mais comum das pessoas nas férias é se esquecer que as despesas fixas e mensais continuam. "Água, luz, telefone, aluguel, carro e alimentos vão ser cobrados. Então, é preciso organizar o dinheiro e lembrar que no mês seguinte a pessoa vai trabalhar praticamente sem salário, pois geralmente a remuneração de quem volta de férias é paga no fim do mês", afirma Fábio.
O site também traça um paralelo entre as atividades programadas. Por exemplo, quem deixa de viajar com medo de estourar o orçamento pode perder grande oportunidade: "Os filhos ficam mais em casa, consomem mais energia para assistir à televisão ou jogar videogame. Também têm os gastos com alimentação, que aumentam, pois os jovens ficam todo dia em casa consumindo comida e guloseimas", ressalta o especialista da Febraban.
As famílias também devem ficar atentas quanto ao gasto doméstico, como luz e água, que refletem o consumo de mais pessoas em casa.
De lupa
TRANQUILIDADE — Mesmo que o consumidor não queira parar e criar uma estratégia de despesas nas férias, pode buscar dicas na Internet, como o portal criado pela Febraban.
ENDIVIDAMENTO — Com a família optando por não viajar para ficar em casa, é provável que as despesas aumentem. A Febraban chama atenção para evitar dívidas no período.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.
Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.
Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre e os sindicatos empresariais do comércio finalizaram com sucesso a campanha salarial, firmando um acordo que assegura avanços importantes para os trabalhadores.