Férias podem fazer despesa aumentar
Jousi Quevedo

As famílias também devem ficar atentas quanto ao gasto doméstico, como luz e água, que refletem o consumo de mais pessoas em casa.

O alerta é da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que elaborou um guia no portal Meu Bolso em Dia (www.meubolsoemdia.com.br), para que os consumidores evitem se endividar no período.

De acordo com o diretor de Educação Financeira da Febraban, Fábio Moraes, o erro mais comum das pessoas nas férias é se esquecer que as despesas fixas e mensais continuam. “Água, luz, telefone, aluguel, carro e alimentos vão ser cobrados. Então, é preciso organizar o dinheiro e lembrar que no mês seguinte a pessoa vai trabalhar praticamente sem salário, pois geralmente a remuneração de quem volta de férias é paga no fim do mês”, afirma Fábio.

O site também traça um paralelo entre as atividades programadas. Por exemplo, quem deixa de viajar com medo de estourar o orçamento pode perder grande oportunidade: “Os filhos ficam mais em casa, consomem mais energia para assistir à televisão ou jogar videogame. Também têm os gastos com alimentação, que aumentam, pois os jovens ficam todo dia em casa consumindo comida e guloseimas”, ressalta o especialista da Febraban.

As famílias também devem ficar atentas quanto ao gasto doméstico, como luz e água, que refletem o consumo de mais pessoas em casa.

De lupa

TRANQUILIDADE — Mesmo que o consumidor não queira parar e criar uma estratégia de despesas nas férias, pode buscar dicas na Internet, como o portal criado pela Febraban.

**

ENDIVIDAMENTO **— Com a família optando por não viajar para ficar em casa, é provável que as despesas aumentem. A Febraban chama atenção para evitar dívidas no período.

Fonte: O Dia

Voltar pro topo