Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.

Navegação principal do site

Falta empacotador no comércio

por |
Movimento das Donas de Casa afirma que há sérias dificuldades especialmente nas redes Big, Nacional e Carrefour.

A ausência do serviço de empacotamento em algumas redes de supermercados do Rio Grande do Sul cria sérias dificuldades à população idosa, constatou o Movimento das Donas de Casa e Consumidores do RS. "É revoltante, os idosos são, numericamente, grandes frequentadores de supermercados. Muitos têm dificuldades no manuseio das embalagens, que são finas. Isso causa transtorno, irritação e filas. É comum em lojas Big, Nacional e Carrefour. E não há benefício de preço menor", protesta a presidente do Movimento, Edy Maria Mussoi.

Um reflexo desse quadro se destaca na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE). "Quase todas as semanas, supermercados das redes Wal-Mart e Carrefour são autuados pela fiscalização da SRTE por colocarem outros funcionários, principalmente caixas, para ensacarem compras", afirma o assessor jurídico do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre, Valdir Lima.

O anexo 1 da Norma Regulamentadora 17, da portaria 3.214/78, diz ele, proíbe, para evitar lesões por esforço repetitivo, que qualquer funcionário faça o serviço, exceto se o mesmo for contratado como empacotador. "Mas há uma brecha na lei. Ela permite deixar o ensacamento para os consumidores", aponta o advogado.

Conforme a diretora executiva do Procon em Porto Alegre, Flávia do Canto Pereira, não existe a obrigação, por lei, do ensacamento de compras em supermercados no Estado. "Não está na nossa agenda, mas podemos, se for o caso, conversar com o Movimento das Donas de Casa e os supermercados. O ensacamento é serviço importante", assinala Flávia.

Conforme o presidente da Associação Gaúcha dos Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo, o serviço é um diferencial oferecido por algumas grandes redes e por pequenos e médios supermercados. "A função de empacotador é a porta de entrada do trabalho em supermercado, não tem peso importante no custo do produto, mas há falta de mão de obra para esta área e isso é um fato", explica Longo.

Em nota, o grupo Walmart Brasil alega que investe constantemente para melhorar a experiência de compra de seus clientes e que possui empacotadores em seu quadro de funcionários.

Fonte: Correio do Povo

Notícias

Funcionamento do comércio no final de ano

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre informa que estará de férias coletivas entre os dias 23 de dezembro a 5 de janeiro.

Sindec firma convênio com Universidade La Salle

Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.

Uma antiga luta sindical que retorna ao debate

Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.

Sindec firma convênio com Colégio Método para EJA

Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.

Carregando as notícias