Expectativa de inflação dos consumidores é a maior desde 2005
por Gabriella Oliveira |
Os consumidores estão mais pessimistas com o rumo dos preços no país. Segundo pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV), os brasileiros acreditam que a inflação vai alcançar 8,8% nos próximos 12 meses – um recorde para a série histórica do indicador, iniciada em setembro de 2005.
Quando comparado ao resultado de dezembro de 2014, o aumento foi de 1,4 ponto percentual", afirma, em nota, o economista Pedro Costa Ferreira, da FGV. "Ao observarmos os resultados verificamos, em um curto período de tempo, uma forte deterioração nas expectativas dos consumidores".
Segundo a FGV, 26,5% dos consultados veem uma inflação entre 7% e 8% para os próximos 12 meses. 56,6% acreditam que a taxa deve ficar ainda acima desse patamar. Apenas 7,2% dos entrevistados acreditam que a inflação não vai estourar o teto da meta do governo, de 6,5%.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.
Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.
Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre e os sindicatos empresariais do comércio finalizaram com sucesso a campanha salarial, firmando um acordo que assegura avanços importantes para os trabalhadores.