Funcionamento do comércio no final de ano
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre informa que estará de férias coletivas entre os dias 23 de dezembro a 5 de janeiro.
O ex-governador do Rio Grande do Sul Germano Rigotto falou no III Congresso Estadual da Fetracos, que ocorre em Bento Gonçalves, durante o painel "A Conjuntura Política e Econômica do Brasil e os Desafios da Reforma Fiscal". Rigotto iniciou a palestra avaliando as origens da crise internacional e os impactos no Brasil.
A luta da Força Sindical-RS contra a desindustrialização e a alta do câmbio também foram pontos levantados pelo ex-governador.
Ele afirma ainda que esta é a grande ameaça ao Brasil neste momento, dizendo que o cambio não pode ficar menos de R$ 1,80, pois não há como o país competir e simplesmente vai acabar a indústria nacional.
Rigotto divulgou dados do Instituto Reformar, considerando as conquistas da sociedade brasileira, foram destaques a dívida líquida pública em relação em relação ao PIB em trajetória de declínio, dívida externa liquida negativa – o Brasil hoje é credor internacional, reservas internacionais acima de US$ 325 bilhões, mercado e crédito de quase 50% do PIB, sistema financeiro sólido e o Brasil é hoje grau de investimento, com perspectiva de melhora da classificação.
As perspectivas do país ficaram por conta do crescimento forte e sustentável nos próximos anos, a ampliação da classe média, obônus demográfico até 2025 e diversas oportunidades de investimento.
Hoje ainda haverá o segundo painel sobre "Os Desafios da Qualificação Profissional dos Trabalhadores Gaúchos" com a palestra do secretário de Estado do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Luis Augusto Lara.
Texto: Ligiane Brondani
Fotos: Cintia Rodrigues
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre informa que estará de férias coletivas entre os dias 23 de dezembro a 5 de janeiro.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.
O ato contou com a participação da categoria que aprovou por unanimidade a previsão do orçamento.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.
Na próxima quinta-feira (28) o Sindec vai realizar a Assembleia de Previsão para o orçamento de 2025.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.
Novos pisos salariais da categoria reajustados com o índice de 5,65%, vigentes a partir da data de 01/11/2024.
Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.
Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.