
Câmara aprova ampliação gradual da licença-paternidade
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Reajuste. Entre os principais pontos definidos está o reajuste salarial de 5% sobre os salários anteriores, que supera a previsão do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) de 4,41%, garantindo aos comerciários um aumento real.
Esse percentual reflete o compromisso do Sindec em assegurar a valorização da categoria, com uma correção que vai além da inflação prevista.
Além do reajuste salarial, os pisos salariais e as remunerações adicionais para o trabalho em domingos e feriados também serão corrigidos pelo INPC acrescido de 1%, resultando em ganhos reais para a categoria.
Outro avanço importante da negociação foi a inclusão de uma nova cláusula voltada à conscientização sobre o autismo. Em uma parceria inédita, Sindec e sindicatos patronais vão promover iniciativas para criar ambientes mais inclusivos nos estabelecimentos comerciais.
Ações. As ações incluem campanhas educativas, treinamentos para empregados e orientações para adaptar espaços comerciais às necessidades de pessoas com autismo.
O Sindec se comprometeu a engajar seus membros nessas iniciativas, enquanto o sindicato patronal incentivará os comerciantes a implementarem as adequações necessárias.
As ações previstas na cláusula de conscientização incluem:
Além das novas conquistas, foram mantidas cláusulas fundamentais que garantem direitos históricos dos comerciários, como:
Essas cláusulas refletem o compromisso contínuo do Sindec em proteger as conquistas da categoria.
União e conquista! O Sindec reforça que essas vitórias só foram possíveis graças à união e mobilização da categoria e reafirma o compromisso em continuar defendendo os direitos e o bem-estar dos comerciários de Porto Alegre.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.

A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).

Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.

A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.