Categoria aprova previsão do orçamento para 2025
O ato contou com a participação da categoria que aprovou por unanimidade a previsão do orçamento.
A Campanha Salarial 2024/25 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (29), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
A mesa de trabalhos foi composta pelo Presidente Nilton Neco, Tesoureiro Américo Cordeiro, Assessora Jurídica do Sindec-POA, advogada Carmem Pinto e Diretor Luis Carlos Barbosa.
A apresentação começou com a explanação da Economista do DIEESE, Daniela Sandi, sobre a conjuntura atual das negociações.
Sandi demonstrou que nos últimos 18 anos, o Sindec conquistou reajustes superiores à soma da inflação, e buscou sempre a valorização do piso para manter o poder de compra, além de benefícios da Convenção Coletiva que boa parte de acordos e a própria CLT não contemplam.
Histórico de ganhos da campanha salarial de 2006 a 2023
A economista mostrou que o Sindec sempre fechou com ganho real ou igual a inflação. Para os salários em geral, o acumulado da inflação alcançou 169,8%, o reajuste ficou em 205,7%, acima da inflação, dando um aumento do poder aquisitivo de 13,3%.
Previsão da inflação
Sandi apresentou que, conforme o Banco Central, a estimativa para novembro é do índice 4,89%.
Negociações no Brasil
Conforme a especialista, a combinação de crescimento econômico, inflação baixa e crescimento da economia favorece as negociações. A grande maioria das categorias estão fechando com ganho real ou igual a inflação (INPC).
Pauta de reinvindicações
Em seguida o Tesoureiro Américo Cordeiro apresentou os principais itens da pauta de reivindicações que apresenta um total de 123 cláusulas, dentre elas:
Novidade
Um dos destaques da pauta de reinvindicação é a cláusula de combate à misoginia que visa proteger e incentivar a igualdade de oportunidades para todos e todas no acesso à relação de emprego ou na sua manutenção, independente do sexo, origem, raça, cor, estado civil, religião e situação familiar, orientando os empregadores a se absterem de adotar ou permitir quaisquer práticas discriminatórias por ocasião da admissão dos(as) trabalhadores(as) e enquanto vigorar seu contrato de trabalho.
Américo também lembrou que, a cláusula que prevê inclusão dos autistas, uma luta travada pelo Secretário-geral Claudio Janta no poder legislativo; foi incluída no ano passado na pauta e nesse ano permanece para ser pleiteada durante a negociação com os sindicatos patronais.
O Diretor Luis Carlos Barbosa apresentou a proposta de manutenção da contribuição negocial salientando a importância da arrecadação para manter o sindicato.
Ambos os tópicos foram aprovados por unanimidade pela categoria.
Comerciário valorizado, comércio fortalecido!
Esse é o tema central da campanha desse ano. O Presidente Neco reforçou que o mote tem o objetivo de mostrar a importância do comerciário para a reconstrução do comércio.
Não é só o empresário o responsável pela retomada do comércio após toda essa calamidade que enfrentamos. O comerciário também tem parte fundamental nisso. Para o comércio crescer precisa ter o trabalhador por trás se dedicando e vimos o quanto, mesmo com problemas sérios e sendo afetados, muitos trabalhadores mesmo assim estavam lá trabalhando", salientou Neco.
A categoria também aprovou em tornar a assembleia referendária. De 2 a 30 de setembro, urnas passarão nas lojas para que os comerciários possam registrar seu voto e fortalecer a luta.
O ato contou com a participação da categoria que aprovou por unanimidade a previsão do orçamento.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.
Na próxima quinta-feira (28) o Sindec vai realizar a Assembleia de Previsão para o orçamento de 2025.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.
Novos pisos salariais da categoria reajustados com o índice de 5,65%, vigentes a partir da data de 01/11/2024.
Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.
Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre e os sindicatos empresariais do comércio finalizaram com sucesso a campanha salarial, firmando um acordo que assegura avanços importantes para os trabalhadores.
Empresas não podem abrir sem acordo.
Empresas só podem funcionar mediante Acordo Coletivo.