Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.
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Estoque limitado encurta liquidação de inverno
por Gabriella Oliveira | Além de contar com menos produto, lojistas se beneficiaram das vendas impulsionadas pelo frio intenso do período. Foto: FREDY VIEIRA/JC.
A meta dos lojistas da Capital é torrar os estoques de confecções e calçados para o frio, até porque o volume destes itens está mais reduzido este ano. Mal iniciou a liquidação de inverno em algumas empresas e a previsão é de que até o final desta semana o período de ofertas já tenha encerrado. Os descontos vão de 10% a 70% dos preços marcados nas etiquetas e devem ajudar a enxugar ainda mais os estoques. De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-POA), Alcides Debus, este ano os lojistas investiram menos, devido à crise, e o frio chegou mais intenso e rigoroso, a partir de maio. "Sobraram menos produtos quentes."
Na opinião do dirigente, os consumidores se beneficiaram mais da liquidação de inverno do ano passado, justamente porque havia mais roupas e calçados estocados, e, consequentemente, as ofertas eram melhores. "Está valendo a pena garimpar", diz a gerente comercial de uma empresa de alimentação, Michele Apple. Após "namorar" uma bota de camurça durante semanas, ela ontem finalmente comprou o produto, com 15% de desconto. "Até que não foi uma grande economia, mas tenho visto boas ofertas no comércio, que está todo em liquidação", pondera a consumidora.
Comprei um tênis e uma sapatilha, e paguei R$ 149,00. Achei bastante vantajoso, porque fora da liquidação este é o preço médio de apenas um item", compara a auxiliar de regulação médica Aline da Silva Mayer. Ela afirma que foi pega de surpresa. "Nem sabia da liquidação, achei que ia gastar pelo menos R$ 200,00 no total da compra."
Em agosto, as coleções de primavera e verão já devem estar substituindo os produtos de inverno nas lojas de moda no Estado, afirma o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse. "As grandes redes devem lançar as novidades nos próximos dias, e as pequenas e médias empresas do varejo seguem o ritmo, para não ficar para trás." Exatamente por isso, quem pesquisar bem pode encontrar excelentes produtos com preços mais baratos que os semelhantes de menor qualidade, sugere o dirigente.
De acordo com a gerente de uma loja da Via Uno, Fernanda dos Santos, as ofertas passaram a ficar mais agressivas desde o dia 14. "Percebemos que os clientes estavam com uma expectativa de preços mais baixos, então criamos a promoção pague um e leve dois pares de calçados." A estratégia deu certo e as vendas aumentaram cerca de 70% na última quinzena, comenta Fernanda. "Intensificou fluxo, tem horários que a gente não para. A equipe está esticando o horário do almoço, pois pico da procura é do meio-dia às 14h."
Na Planeta Surf do Rua da Praia Shopping, o entra e sai de clientes também aumentou, comenta o gerente da loja de moda jovem e esportiva, Wagner Pinto. "Desde o começo do mês, as vendas cresceram em torno de 10%. Mas ainda que a saída de itens seja maior, o ticket médio dos produtos está menor do que na liquidação de inverno do ano passado", revela.
Nesta época, os consumidores podem aproveitar muitas ofertas de produtos com os tamanhos e numeração com menos procura, porque a maioria forma a grade já foi vendida", explica Kruse. Ainda que o cenário indique uma tendência de liquidação relâmpago, o dirigente acredita que - justamente por não ter espaço nos estoques - alguns lojistas mantenham as ofertas até o início de setembro.
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