Entrega do IRPF começa hoje
Régis Araújo

Os contribuintes podem deixar prontas suas declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2008 (ano-base 2007). Nesta segunda-feira, abre o prazo de entrega dos documentos e a Receita Federal (RF) já disponibilizou, via site, um simulador para o cálculo do IR. As principais novidades neste ano são a obrigatoriedade de informar o número do recibo da declaração entregue em 2007 e uma maior restrição para a entrega via formulário de papel (que representa menos de 2% das declarações). Quem tiver perdido o número do recibo deverá procurar a RF.

Os programas para download serão disponibilizados às 8h desta segunda-feira no site www.receita.fazenda.gov.br. O prazo de entrega termina em 30 de abril e a projeção da RF é de que 24,5 milhões de pessoas enviem o documento em 2008, sendo 2 milhões do Estado. O superintendente da Receita no Rio Grande do Sul, Jair Cardoso, lembrou que as declarações entregues o quanto antes também são as primeiras a serem processadas e, por isso, nos casos de restituição, são elas as que integram os primeiros lotes (o primeiro lote sai em 15 de junho). A entrega é obrigatória para o contribuinte que teve rendimentos tributáveis superiores a R$ 15.764,28 em 2007 que recebeu rendimentos isentos, não-tributáveis (como indenizações trabalhistas ou FGTS) ou tributados exclusivamente na fonte cuja soma tenha sido superior a R$ 40 mil.

Também está obrigado a declarar quem tinha posse ou propriedade em 31 de dezembro com valor acima de R$ 80 mil; quem teve receita bruta com atividade rural acima de R$ 78.821,40; quem fez operações em Bolsa; participou do quadro societário de empresa ou alienou bens com ganho de capital e incidência do imposto.

Na declaração completa, as deduções permitidas são por dependentes (R$ 1.584,60), gastos com educação (R$ 2.480,66 para o titular e igual valor para cada dependente) e previdência privada (limitado a 12% dos rendimentos). Não há limite para dedução com gastos