Empresárias turcas e brasileiras trocam experiência sobre comércio exterior

Brasil e Turquia estão desenvolvendo seus vínculos bilaterais por meio do fortalecimento das relações econômicas. A novidade é que, no Dia Internacional da Mulher, a tarefa coube a empresárias turcas e brasileiras, que se reuniram hoje (8), na Confederação Nacional da Indústria (CNI), para compartilhar experiências sobre o comércio exterior e empreendedorismo.

Na avaliação da coordenadora-geral de Desenvolvimento de Programas de Apoio às Exportações, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Cândida Maria Cervieri, Brasil e Turquia têm grande potencial para ampliar suas relações comerciais. "Os dois países têm muito a avançar nesse mercado, pelo fato de possuírem características estruturais similares e em desenvolvimento, comentou.

Atualmente, a Turquia é o 39º destino das exportações brasileiras e o 38º país fornecedor nas importações. Os produtos brasileiros mais exportados à Turquia são minério de ferro, algodão e café. Já as mercadorias mais importadas pelo Brasil são fios máquina, fios têxteis e autopeças.

Para concretizar as expectativas de solidificação do comércio entre os dois países, o MDIC preparou uma lista de novos produtos que podem ser comercializados. No caso dos embarques externos, os brasileiros podem incrementar a oferta de produtos exportados nas áreas de celulose, siderurgia, carnes, madeira compensada, aeronaves e algodão, por exemplo.

A coordenadora do MDIC destacou ainda que a reunião marca o interesse entre Brasil e Turquia de estreitar os laços comerciais. "Vamos cruzar os interesses efetivos dos dois países com os interesses das empresas brasileiras e organizar novas rodadas de negócios para consolidar nossas expectativas", disse.

Em janeiro de 2013, as vendas brasileiras à Turquia tiveram crescimento de 83,9% em relação ao mesmo mês do ano passado, somando US$ 82,77 milhões. Em relação às importações brasileiras do mercado turco, em janeiro deste ano, cresceram 18,6% na comparação com o mesmo período de 2012.

Fonte: Jornal do Comércio