Emenda em prol da Saúde 24h em Porto Alegre é aprovada no Orçamento de 2015
Gabriella Oliveira

A emenda foi aprovada, com votação apertada. Foram 14 votos favoráveis, 13 contrários e uma abstenção.

A luta pela melhoria da Saúde em Porto Alegre avançou um importante passo com a aprovação da emenda que prevê a destinação de recursos voltados a implementação da Saúde 24 horas nas unidades básicas de Saúde, em atenção às demandas agudas e agudizadas. Aprovada junto ao orçamento do município para 2015, a medida garante a injeção de R$ 1 milhão para a ampliação do atendimento em Postos de Saúde da Capital.

Desde a sua candidatura, o presidente do Solidariedade-RS e vereador na Capital, Clàudio Janta, defende a abertura dos Postos de Saúde 24h e tem trabalhado com este direcionamento na Câmara de Vereadores.

A emenda havia sido previamente rejeitada pela relatoria da Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul (Cefor), da Câmara Municipal. Entretanto, Janta optou por destacá-la e levar a decisão para o plenário.

Na tribuna, o autor declarou que a emenda tem o mesmo texto apresentado no ano passado, como emenda ao Orçamento de 2014, que havia sido aprovada pela relatoria e incorporada ao planejamento do Executivo. Ainda assim, não foi efetuada a execução dos recursos para a ampliação imediata do atendimento até as 22 horas nas 16 unidades básicas estabelecidas (Morro Santana, Beco do Adelar, Campo Novo, Monte Cristo, Tristeza, Aparício Borges, Belém Velho, Glória, Vila Gaúcha, Assis Brasil, Passo das Pedras, Santa Rosa, Vila Elisabete, São José, Saúde V e Belém Novo).

É a mesma emenda do ano passado, nenhuma vírgula a mais e nenhuma menos. Mas o governo se nega a acatar e, ao mesmo tempo, reduz os recursos da Saúde. Se isso é retaliação às minhas posições enquanto vereador neste Legislativo, só peço que não punam a população de Porto Alegre”, apelou.

Fonte: Solidariedade RS Foto:Vicente Carcuchinski

Voltar pro topo