
Negociação salarial não avança: Sindec diz não à proposta desrespeitosa da classe patronal!
A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

A luta pela melhoria da Saúde em Porto Alegre avançou um importante passo com a aprovação da emenda que prevê a destinação de recursos voltados a implementação da Saúde 24 horas nas unidades básicas de Saúde, em atenção às demandas agudas e agudizadas. Aprovada junto ao orçamento do município para 2015, a medida garante a injeção de R$ 1 milhão para a ampliação do atendimento em Postos de Saúde da Capital.
Desde a sua candidatura, o presidente do Solidariedade-RS e vereador na Capital, Clàudio Janta, defende a abertura dos Postos de Saúde 24h e tem trabalhado com este direcionamento na Câmara de Vereadores.
A emenda havia sido previamente rejeitada pela relatoria da Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul (Cefor), da Câmara Municipal. Entretanto, Janta optou por destacá-la e levar a decisão para o plenário.
Na tribuna, o autor declarou que a emenda tem o mesmo texto apresentado no ano passado, como emenda ao Orçamento de 2014, que havia sido aprovada pela relatoria e incorporada ao planejamento do Executivo. Ainda assim, não foi efetuada a execução dos recursos para a ampliação imediata do atendimento até as 22 horas nas 16 unidades básicas estabelecidas (Morro Santana, Beco do Adelar, Campo Novo, Monte Cristo, Tristeza, Aparício Borges, Belém Velho, Glória, Vila Gaúcha, Assis Brasil, Passo das Pedras, Santa Rosa, Vila Elisabete, São José, Saúde V e Belém Novo).
É a mesma emenda do ano passado, nenhuma vírgula a mais e nenhuma menos. Mas o governo se nega a acatar e, ao mesmo tempo, reduz os recursos da Saúde. Se isso é retaliação às minhas posições enquanto vereador neste Legislativo, só peço que não punam a população de Porto Alegre", apelou.
Fonte: Solidariedade RS Foto:Vicente Carcuchinski

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.

A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).

Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.

A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.

Força Sindical-RS denuncia manobras oportunistas para dividir comerciários e reafirma defesa da unidade como condição essencial para a luta coletiva.

A mobilização pelo Plebiscito Popular já está em andamento em Porto Alegre e conta com o apoio dos comerciários da capital.