
Sindec-POA conquista aumento real e amplia direitos em meio a anos de superação da categoria
O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Na noite da última quarta-feira (30) aconteceu o ato de apuração das eleições do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre que confirmou, com 92,6% de aprovação, a vitória da chapa única "Unir para Vencer", reelegendo o dirigente Nilton Neco como presidente da entidade.
Pela primeira vez na história do sindicato, o processo eleitoral bem como a apuração, ocorreu de forma virtual, acatando as recomendações das autoridades quanto ao distanciamento social no combate à pandemia do coronavírus. Pela internet, os comerciários puderam registrar o seu voto desde às 8h do dia 28 até às 18h do do dia 30, de forma ininterrupta. Para casos excepcionais, ficou à disposição da categoria um terminal de votação presencial na sede do sindicato.
O ato de apuração foi presidido pelo dirigente Luiz Carlos Motta, Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio/CNTC que, após o acesso aos relatórios de votação, declarou por eleita a chapa 1.
É um prazer fazer parte de um momento como esse para o sindicato de Porto Alegre. Ao longo da nossa jornada no Movimento Sindical, aprendemos a admirar vocês pelo trabalho realizado. O Sindec é uma entidade com representatividade e que se torna uma referência a partir de agora pela realização dessa eleição virtual. Parabenizo a todos pelo trabalho que têm feito, sobretudo nesse momento de pandemia, agora é hora de nos unirmos ainda mais. Um parabéns especial aos comerciários que souberam eleger pessoas que tem compromisso e respeito pelos trabalhadores", finalizou.
Além da participação dos componentes da chapa, diretoria e comissão de julgamento, participaram do ato virtual de apuração e fizeram sua saudação parabenizando o sindicato pelo processo transparente e democrático, os integrantes da Comissão Eleitoral, Antonio Johann, Presidente do SENALBA/RS e Dionísio Mazuí, Presidente em Exercício da FETRACOS/RS; Ricardo Patah, Presidente Nacional da UGT; Milton Araújo, Presidente do Sindicato dos Comerciários de Jundiaí/SP; Sérgio Luis Leite, Presidente da Federação dos Trabalhadores Químicos da Força Sindical e representando a Câmara de Vereadores de Porto Alegre, vereador Claudio Janta.

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.

A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).