Em defesa das nossas indústrias

Presidente da Força Sindical-RS e da Fetracos, Clàudio Janta, comenta manifesto das centrais em defesa do desenvolvimento brasileiro.

Atualmente, o setor da indústria representa 15% do Produto Interno Bruto (PIB). Na década de 80, a indústria representava 27% do PIB do Brasil. Centrais sindicais, sindicatos e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) divulgaram um manifesto com 22 propostas que visam a proteção da indústria e do emprego no Brasil.

> Confira aqui o Grito de alerta em defesa da produção e do emprego brasileiro

A desindustrialização está evidente nas prateleiras do comércio, onde parte dos produtos é importada. Além disso, a indústria está deixando de criar emprego e, pior, está fechando postos de trabalho. É necessário baixar os juros e melhorar a infraestrutura produtiva do país em caráter de urgência.

Nesse novo round enfrentado no Senado, esperamos que o tema seja tratado com prioridade. Agora, aguardamos pela votação da proposta de Resolução 72/2010, que uniformiza em 4% a alíquota do ICMS nas operações interestaduais com bens e mercadorias importadas.

*Clàudio Janta, presidente da Força Sindical-RS e da Fetracos