por Jousi Quevedo | Presidente da Força Sindical-RS e da Fetracos, Clàudio Janta, comenta manifesto das centrais em defesa do desenvolvimento brasileiro.
Atualmente, o setor da indústria representa 15% do Produto Interno Bruto (PIB). Na década de 80, a indústria representava 27% do PIB do Brasil. Centrais sindicais, sindicatos e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) divulgaram um manifesto com 22 propostas que visam a proteção da indústria e do emprego no Brasil.
A desindustrialização está evidente nas prateleiras do comércio, onde parte dos produtos é importada. Além disso, a indústria está deixando de criar emprego e, pior, está fechando postos de trabalho. É necessário baixar os juros e melhorar a infraestrutura produtiva do país em caráter de urgência.
Nesse novo round enfrentado no Senado, esperamos que o tema seja tratado com prioridade. Agora, aguardamos pela votação da proposta de Resolução 72/2010, que uniformiza em 4% a alíquota do ICMS nas operações interestaduais com bens e mercadorias importadas.
Clàudio Janta, presidente da Força Sindical-RS e da Fetracos
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre – Sindec-POA vem a público esclarecer informações equivocadas que têm circulado acerca do recente julgamento dos segundos embargos de declaração do Tema 935 do Supremo Tribunal Federal, concluído em 25/11/2025.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.