Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Em 2012 foram geradas três mil novas vagas no comércio de Porto Alegre
por Gabriella Oliveira | O setor foi a segunda atividade com a maior geração de postos de trabalho.
Em 2012, foram geradas no comércio de Porto Alegre 2.968 novas vagas de trabalho formal (com carteira de trabalho assinada), segundo dados do CAGED (Ministério do Trabalho e Emprego).
O setor foi a segunda atividade com a maior geração de postos de trabalho (cerca de 20% do total do município) ficando atrás somente do setor de serviços.
Do total de emprego gerado no setor, o setor de hipermercados se supermercados liderou com 14,6% dos postos, seguido pelo varejo de vestuário e acessórios (14,3%). Outros segmentos também tiveram uma participação expressiva: móveis e eletrodomésticos (10%), material de construção/ferragens(9,4%), farmácias, perfumaria e artigos médicos (6,5%), varejo e atacado de veículos (5,0%), comercio atacadista de materiais de uso médico, ortopédico e odontológico (4,4%) e comercio de peças e acessórios para veículos (3,8%).
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.