
Sindec-POA conquista aumento real e amplia direitos em meio a anos de superação da categoria
O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

No próximo domingo (15) acontece o primeiro turno das eleições municipais. Os porto-alegrenses irão às urnas para escolher seus candidatos nos poderes Legislativo e Executivo pelos próximos quatro anos.
Essa é uma oportunidade dos trabalhadores exercerem a sua cidadania, além de votar conscientemente para eleger pessoas que de fato representem seus interesses, atuando para a criação de projetos e leis que favoreçam, não só as relações de trabalho, como também questões ligadas à melhoria na vida como um todo: saúde, educação, moradia, segurança, etc.
Desta forma, a categoria comerciária tem dois representantes que concorrem a uma vaga na Câmara de Vereadores da capital, ambos estão licenciados de suas funções no Sindec-POA, para disputarem o pleito.

Com uma trajetória de mais de 30 anos no Movimento Sindical, foi no Legislativo Municipal que Janta, atualmente vereador em seu segundo mandato, conquistou feitos em prol dos trabalhadores. Com mais de 100 projetos ao longo da carreira política, tem destaque a aprovação dos Postos de Saúde 24 horas e da Escola de Tempo Integral. Por isso acredita que com a atuação política pode lutar mais ativamente pela melhoria de vida dos trabalhadores e de suas famílias.

A jovem formada em Engenharia Elétrica (UFRGS) é Tecnóloga em Segurança do Trabalho, tendo uma trajetória de 11 anos junto ao setor de Segurança e Medicina do Sindec-POA. É a segunda vez que ela concorre a um cargo na política, pela primeira vez no pleito Municipal; por acreditar que a força da juventude e da mulher, podem promover a mudança que a cidade e, sobretudo, os trabalhadores precisam.
No domingo (15), também é feriado da Proclamação da República. Somente poderão abrir com mão de obra de funcionários, empresas que aderiram ao Acordo Coletivo com o sindicato, o que assegura benefícios à categoria.
As empresas também devem garantir que os comerciários possam exercer o seu direito ao voto, se ausentando do trabalho sem prejuízo de salário.
Foto Destaque: Nelson Jr/TSE

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.

A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).