por Gabriella Oliveira | A eleição continua até quinta-feira (23).
Iniciaram nesta manhã as eleições do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre. Os mesários e fiscais receberam as orientações da Comissão Eleitoral, presidida pelo dirigente Dionísio Mazuí, e imediatamente as urnas itinerantes já foram liberadas para percorrem os locais de trabalho.
Na sede central do Sindicato (Rua General Vitorino, nº113) e no Departamento Médico (Av. Borges de Medeiros, nº 430) estão as urnas fixas que ficam abertas para votação das 8h30 às 19h30. O atual presidente da entidade e candidato à reeleição, Nilton Neco, foi um dos primeiros a registrar o seu voto em urna fixa na sede do Sindec.
Para o Presidente da Comissão Eleitoral, a eleição de uma entidade sindical é semelhante a uma eleição de município, estado e pais, onde o trabalhador, no caso os comerciários, exercem a sua cidadania e renovam o compromisso com o seu sindicato.
Tivemos um cuidado e um zelo com a observância aos aspectos formais do processo eleitoral. Nós entendemos que há um trabalho significativo por parte do sindicato, seus diretores e funcionários no sentido da conscientização da categoria para a importância da eleição", destacou Mazuí.
A eleição continua até quinta-feira (23). As urnas itinerantes percorrem os locais de trabalho das 10h às 22h. Apenas uma chapa concorre ao pleito, a chapa 1 "Sempre Fazendo Mais por Você". Para votar, o associado precisa apresentar a carteirinha do Sindec.
O Sindicato dos Comerciários fechou um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente, garantindo reajuste salarial e melhorias para os trabalhadores do setor de concessionárias.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.
O RS registrou 37 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais em 2024, de acordo com o Ministério da Previdência Social. Depressão e ansiedade lideram as licenças médicas, somando 18 mil afastamentos – um aumento de 68% em relação ao ano anterior.
Na manhã desta sexta-feira, o Sindec recebeu a visita da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) para discutir o Projeto de Lei 67/2025, de sua autoria, que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias consecutivos de descanso remunerado para os trabalhadores brasileiros.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec POA) tomou a iniciativa de mobilizar os trabalhadores e a sociedade em torno de uma importante pauta: a redução da jornada de trabalho e a ampliação do descanso semanal.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.