Economia do Rio Grande do Sul pode crescer até 6,37% em 2013

Para 2013, espera-se que os pacotes de medidas lançadas pelo governo em 2012 gerem impacto positivo.

A quebra de safra sofrida no início do ano gerou uma queda 26% no setor agrícolas, dados esses referente ao 3º trimestre, segundo a FEE/RS. Para agravar a situação a indústria cresceu apenas 0,2% e o setor de serviços 3,6% , isso resultou em uma queda no PIB na ordem de -0,1%, no 3º trimestre.

Cabe lembrar que a indústria do Rio Grande do Sul é formada em grande parte pelas chamadas indústrias tradicionais (calçados, bebidas, metalurgia básica e etc.), as quais vêm sofrendo com a crise internacional e com o processo de desindustrialização, dificultando com isso compensar as perdas do setor agrícola.

A estimativa de crescimento para economia gaúcha em 2012, segundo a FEE/RS é de -1%, o pior resultado desde 2005. Outras instituições como a FIERGS e a FECOMÉRCIO projetam uma queda de 2,30% e 2% respectivamente no PIB em 2012.

Para 2013, espera-se que os pacotes de medidas lançadas pelo governo em 2012 gerem impacto positivo o que poderá contribuir para um melhora nos indicadores de crescimento da economia tanto gaúcha, como nacional.

Segundo as Federações da Indústria, do Comércio e da Agricultura, o PIB no Rio Grande do Sul deve ficar entre 5,10% e 6,37%. Contudo continuamos dependentes de certa forma das condições climáticas, do câmbio e do mercado externo. Será que não está na hora de mudar o perfil da economia gaúcha?

Fonte: DIEESE