Economia do país acumula retração de 3,02% no ano, indica prévia do PIB
Ligiane Brondani

Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) teve baixa de 0,76% em agosto, a terceira mensal seguida.

A economia do Brasil voltou a apresentar retração em agosto segundo dados divulgados pelo Banco Central nesta sexta-feira. Considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) apontou queda de 0,76% no oitavo mês do ano, com ajuste sazonal, que considera as variações ocorridas de tempos em tempos. Foi a terceira baixa mensal seguida do indicador.

No ano, também com ajuste sazonal, o recuo acumulado é de 3,02% e, em 12 meses, de 2,28%. O IBC-Br serve como parâmetro para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses.

Na série observada, que considera períodos iguais de tempo (sem ajuste sazonal), os números indicam queda de 2,99% no ano e de 2,16% em 12 meses até agosto.

No Relatório Trimestral de Inflação de setembro, o BC revisou sua previsão de queda para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2015 de -1,1% para -2,70%. No Relatório de Mercado Focus da última segunda-feira, a mediana das expectativas para o PIB estava negativa em 2,97% para este ano.

Estadão

Voltar pro topo