Economia do país acumula retração de 3,02% no ano, indica prévia do PIB
por Ligiane Brondani | Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) teve baixa de 0,76% em agosto, a terceira mensal seguida.
A economia do Brasil voltou a apresentar retração em agosto segundo dados divulgados pelo Banco Central nesta sexta-feira. Considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) apontou queda de 0,76% no oitavo mês do ano, com ajuste sazonal, que considera as variações ocorridas de tempos em tempos. Foi a terceira baixa mensal seguida do indicador.
No ano, também com ajuste sazonal, o recuo acumulado é de 3,02% e, em 12 meses, de 2,28%. O IBC-Br serve como parâmetro para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses.
Na série observada, que considera períodos iguais de tempo (sem ajuste sazonal), os números indicam queda de 2,99% no ano e de 2,16% em 12 meses até agosto.
No Relatório Trimestral de Inflação de setembro, o BC revisou sua previsão de queda para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2015 de -1,1% para -2,70%. No Relatório de Mercado Focus da última segunda-feira, a mediana das expectativas para o PIB estava negativa em 2,97% para este ano.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.