Economia brasileira cresceu 2,5% em 2013, aponta Banco Central
Gabriella Oliveira

Resultado do IBC-Br supera projeção de economistas, que esperavam alta de 2,24%.

Apesar do desempenho ruim do comércio e da indústria no final do ano passado, que registraram retração, a economia brasileira cresceu 2,52% em 2013 em comparação a 2012, de acordo com o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado nesta sexta-feira.

Em dezembro, o IBC-Br caiu 1,35% ante novembro de 2013, após registrar queda de 0,64% em novembro ante outubro (dado revisado), na série com ajuste sazonal.

O número superou a previsão dos analistas do mercado financeiro, que previam crescimento 2013 de 2,24% para o país em 2013. O resultado oficial do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, porém, só será conhecido em 27 de fevereiro, quando o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciar seus dados, que são revelados a cada três meses.

O IBC-Br foi criado justamente para servir como uma antecipação mensal do desempenho da economia nacional, mas, nos últimos anos, seus resultados têm se mostrado distantes do valor apurado pelo IBGE – o que levou a credibilidade do indicador como prévia do PIB ser questionada.

Fonte: Zero Hora

Voltar pro topo