Economia brasileira cresce 0,6% no 3º trimestre, mostra IBGE

Resultado veio abaixo do esperado por analistas e pelo governo. Agropecuária foi destaque, com alta de 2,5% sobre o 2º trimestre.

A economia brasileira cresceu 0,6% no terceiro trimestre deste ano, na comparação com os três meses anteriores, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em valores correntes, o PIB alcançou R$ 1,0983 trilhão.

Frente ao terceiro trimestre de 2011, o PIB mostrou expansão de 0,9%. Segundo o IBGE, nessa base de comparação o Brasil teve o pior resultado entre os países do Brics: China teve aumento de 7,4%, Índia de 5,3%, Rússia de 2,9%, e África do Sul de 2,3%.

De janeiro a setembro, a alta acumulada do PIB é de 0,7%, abaixo da variação de 3,2 no mesmo período de 2011. Já nos últimos quatro trimestres a economia mostrou alta de 0,9%.

O resultado do trimestre veio bem abaixo do esperado pelo mercado e pelo governo. A previsão dos analistas era de alta de cerca de 1% na comparação trimestral. Já o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou na semana passada que esperava uma expansão de 1,2%. Ainda assim, a taxa de 0,6% foi a maior desde o primeiro trimestre de 2011, quando ficou em 0,7%.

O IBGE também revisou para baixo o crescimento do PIB no segundo trimestre, de 0,4% para 0,2%, deixando o Brasil ainda mais longe do resultado previsto pelo governo no início do ano – o governo projetava então um crescimento de até 4,5% no Produto Interno Bruto (PIB) do país em 2012.

Houve alta nos serviços de informação (0,5%), comércio (0,4%), atividades imobiliárias e aluguel (0,4%) e outros serviços (0,3%). Administração, saúde e educação pública (0,1%) e transporte, armazenagem e correio (-0,1%) ficaram estáveis.