Economia brasileira cresce 0,6% no 3º trimestre, mostra IBGE
por Jousi Quevedo | Resultado veio abaixo do esperado por analistas e pelo governo. Agropecuária foi destaque, com alta de 2,5% sobre o 2º trimestre.
A economia brasileira cresceu 0,6% no terceiro trimestre deste ano, na comparação com os três meses anteriores, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em valores correntes, o PIB alcançou R$ 1,0983 trilhão.
Frente ao terceiro trimestre de 2011, o PIB mostrou expansão de 0,9%. Segundo o IBGE, nessa base de comparação o Brasil teve o pior resultado entre os países do Brics: China teve aumento de 7,4%, Índia de 5,3%, Rússia de 2,9%, e África do Sul de 2,3%.
De janeiro a setembro, a alta acumulada do PIB é de 0,7%, abaixo da variação de 3,2 no mesmo período de 2011. Já nos últimos quatro trimestres a economia mostrou alta de 0,9%.
O resultado do trimestre veio bem abaixo do esperado pelo mercado e pelo governo. A previsão dos analistas era de alta de cerca de 1% na comparação trimestral. Já o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou na semana passada que esperava uma expansão de 1,2%. Ainda assim, a taxa de 0,6% foi a maior desde o primeiro trimestre de 2011, quando ficou em 0,7%.
O IBGE também revisou para baixo o crescimento do PIB no segundo trimestre, de 0,4% para 0,2%, deixando o Brasil ainda mais longe do resultado previsto pelo governo no início do ano – o governo projetava então um crescimento de até 4,5% no Produto Interno Bruto (PIB) do país em 2012.
Houve alta nos serviços de informação (0,5%), comércio (0,4%), atividades imobiliárias e aluguel (0,4%) e outros serviços (0,3%). Administração, saúde e educação pública (0,1%) e transporte, armazenagem e correio (-0,1%) ficaram estáveis.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.