Dirigentes participam do ato de abertura do Fórum Social Mundial Palestina Livre

A marcha, que marcou a abertura do Fórum Social Mundial Palestina Livre, reuniu diversos movimentos, associações, sindicatos e centrais que se mostraram solidários à causa deste povo, como a Força Sindical-RS, que participou com um grupo de aproximadamente setenta pessoas.

Na tarde da última quinta-feira, 29, as ruas de Porto Alegre foram tomadas por milhares de pessoas caminhando pelo mesma causa: a criação do Estado independente da Palestina.

A movimentação começou em frente à Prefeitura e se deslocou até o Gasômetro, onde representantes de diversas entidades e do Comitê do Estado da Palestina fizeram um agradecimento aos participantes e reiteraram a importância dessa luta. “Estamos firmes nessa terra. Nós existimos!”, frisou um dos dirigentes do Comitê palestino.

O Sindec-POA foi representado pelo Tesoureiro, Luis Carlos Barbosa e pelo Diretor de Assuntos de Formação Sindical, Marcelo Furtado. “Entendemos que a marcha serviu para mostrar que os palestinos precisam urgente ter a sua terra, para que as famílias possam criar seus filhos sem o terror da guerra e das bombas. Esta luta é por uma Palestina livre e em paz com todas as nações”, destacou Furtado.

Ainda no final da tarde de ontem, a ONU votou em Assembleia Geral a resolução que dá à Palestina o status de Estado observador. O pedido palestino foi aprovado pela maioria, 138 votos a 9. Abstiveram-se da votação 41 países.

O status permite que a delegação acompanhe o tema e se manifeste, mas sem direito de voto. No entanto para os palestinos, esse é o primeiro passo para avançar em favor da criação do Estado independente.

Em Porto Alegre segue a programação do Fórum Social Mundial Palestina Livre. As 16h de hoje acontece no Mezanino da Usina do Gasômetro o Plenário Nacional da Palestina.

Texto: Gabriella Oliveira