Dirigentes participam da Convenção da Organização Internacional do Trabalho
por Gabriella Oliveira | Presidente Nilton Neco e Diretor Jefferson Tiego participam do evento.
Dirigentes da Força Sindical participaram dos debates realizados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) que aconteceram no plenário do Palácio das Nações Unidas, em Genebra, a cerca de temas relacionados aos trabalhadores de todo o mundo.
A última participação dos sindicalistas da Central foi na votação e aprovação da convenção da OIT que trata sobre trabalho análogo ao escravo. A delegação participou ativamente dos debates, da votação e da aprovação do protocolo e recomendação complementar à convenção 29 da OIT que trata do tema.
A maioria dos delegados, com poder de voto, entendeu que as medidas aprovadas são positivas para o avanço no combate às práticas inaceitáveis de trabalho em condições análogas ao escravo. "Não podemos nos calar diante de situações que expõem o trabalhador a condições degradantes de trabalho, jornadas exaustivas entre outras situações que precarizam as relações de trabalho", afirma Nilton Souza, o Neco, secretário de Relações Internacionais do Trabalho.
A votação teve 459 votos a favor, 03 contra e 12 abstenções, o que demonstra o alto grau de articulação e a importância do tripartísmo e o dialogo social no mundo. "Em nosso país não pode ser diferente, temos que mobilizar a sociedade quanto a importância do tema", finalizou Neco.
Vale ressaltar que a votação dos assuntos mais relevantes na 103º Conferencia Internacional da OIT tem a participação e contribuição da delegação da Central, coordenada por Neco.
O Sindicato dos Comerciários fechou um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente, garantindo reajuste salarial e melhorias para os trabalhadores do setor de concessionárias.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.
O RS registrou 37 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais em 2024, de acordo com o Ministério da Previdência Social. Depressão e ansiedade lideram as licenças médicas, somando 18 mil afastamentos – um aumento de 68% em relação ao ano anterior.
Na manhã desta sexta-feira, o Sindec recebeu a visita da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) para discutir o Projeto de Lei 67/2025, de sua autoria, que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias consecutivos de descanso remunerado para os trabalhadores brasileiros.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec POA) tomou a iniciativa de mobilizar os trabalhadores e a sociedade em torno de uma importante pauta: a redução da jornada de trabalho e a ampliação do descanso semanal.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.