Dirigentes do Sindec-POA participam de curso de formação de lideranças
por Gabriella Oliveira | O curso promovido pela Força Sindical Nacional encerrou nesta sexta-feira.
Satisfação é o sentimento unânime entre os participantes do Curso de Formação de Lideranças, promovido pela Força Sindical Nacional, que se encerrou nesta manhã (13) em Porto Alegre.
Por intermédio da Central, a Secretaria Nacional de Formação Sindical vem desenvolvendo o curso em todas as regiões do Brasil em todos os Estados. De acordo com o Assessor Técnico, Carlos Mani, a região sul é uma referência dentro do cenário sindical brasileiro, pela luta que já desenvolve há tanto tempo e pela postura que seus dirigentes têm em relação aos temas mais urgentes no cenário nacional.
O curso atingiu o objetivo, principalmente o de causar uma provocação e abrir janelas e discussões. Sinto que eles estão bem encaminhados, são bem politizados e muito cientes do papel social dentro do meio sindical, por isso saem mais fortalecidos para continuar a luta que não é fácil", avaliou Mani.
Durante as atividades, que iniciaram na terça-feira (10), os dirigentes trocaram experiências e se qualificaram com especialistas do Dieese e do Diap, além de se integrarem em dinâmicas que envolveram cidadania e oratória.
Nós tivemos um aprendizado muito produtivo, com 100% de aproveitamento de tudo o que compartilhamos nesses dias. O grupo foi unido, dedicado e sairá muito qualificado para lutar junto às suas bases, tendo em vista que esse ano será de dificuldades para o movimento sindical", reforçou o Presidente em exercício da Força Sindical-RS e Diretor do Sindec-POA, Marcelo Furtado.
Ainda no encerramento o Presidente da Força Sindical de Santa Catarina, Osvaldo Mafra, parabenizou o Secretário Nacional de Formação, José Pereira, e disse que o curso representa a consolidação de um grande projeto.
A central sindical que quer fazer a diferença, qualifica os dirigentes para desempenhar um bom papel nas suas bases e representar os trabalhadores. Depois de muita luta a Força Sindical está conseguindo realizar esse trabalho", disse.
Ao final da dinâmica de encerramento todos os dirigentes receberam um certificado de conclusão do Curso.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.