
Sindec-POA conquista aumento real e amplia direitos em meio a anos de superação da categoria
O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Satisfação é o sentimento unânime entre os participantes do Curso de Formação de Lideranças, promovido pela Força Sindical Nacional, que se encerrou nesta manhã (13) em Porto Alegre.
Por intermédio da Central, a Secretaria Nacional de Formação Sindical vem desenvolvendo o curso em todas as regiões do Brasil em todos os Estados. De acordo com o Assessor Técnico, Carlos Mani, a região sul é uma referência dentro do cenário sindical brasileiro, pela luta que já desenvolve há tanto tempo e pela postura que seus dirigentes têm em relação aos temas mais urgentes no cenário nacional.
O curso atingiu o objetivo, principalmente o de causar uma provocação e abrir janelas e discussões. Sinto que eles estão bem encaminhados, são bem politizados e muito cientes do papel social dentro do meio sindical, por isso saem mais fortalecidos para continuar a luta que não é fácil", avaliou Mani.
Durante as atividades, que iniciaram na terça-feira (10), os dirigentes trocaram experiências e se qualificaram com especialistas do Dieese e do Diap, além de se integrarem em dinâmicas que envolveram cidadania e oratória.
Nós tivemos um aprendizado muito produtivo, com 100% de aproveitamento de tudo o que compartilhamos nesses dias. O grupo foi unido, dedicado e sairá muito qualificado para lutar junto às suas bases, tendo em vista que esse ano será de dificuldades para o movimento sindical", reforçou o Presidente em exercício da Força Sindical-RS e Diretor do Sindec-POA, Marcelo Furtado.
Ainda no encerramento o Presidente da Força Sindical de Santa Catarina, Osvaldo Mafra, parabenizou o Secretário Nacional de Formação, José Pereira, e disse que o curso representa a consolidação de um grande projeto.
A central sindical que quer fazer a diferença, qualifica os dirigentes para desempenhar um bom papel nas suas bases e representar os trabalhadores. Depois de muita luta a Força Sindical está conseguindo realizar esse trabalho", disse.
Ao final da dinâmica de encerramento todos os dirigentes receberam um certificado de conclusão do Curso.

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.

A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).