
Negociação salarial não avança: Sindec diz não à proposta desrespeitosa da classe patronal!
A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

Satisfação é o sentimento unânime entre os participantes do Curso de Formação de Lideranças, promovido pela Força Sindical Nacional, que se encerrou nesta manhã (13) em Porto Alegre.
Por intermédio da Central, a Secretaria Nacional de Formação Sindical vem desenvolvendo o curso em todas as regiões do Brasil em todos os Estados. De acordo com o Assessor Técnico, Carlos Mani, a região sul é uma referência dentro do cenário sindical brasileiro, pela luta que já desenvolve há tanto tempo e pela postura que seus dirigentes têm em relação aos temas mais urgentes no cenário nacional.
O curso atingiu o objetivo, principalmente o de causar uma provocação e abrir janelas e discussões. Sinto que eles estão bem encaminhados, são bem politizados e muito cientes do papel social dentro do meio sindical, por isso saem mais fortalecidos para continuar a luta que não é fácil", avaliou Mani.
Durante as atividades, que iniciaram na terça-feira (10), os dirigentes trocaram experiências e se qualificaram com especialistas do Dieese e do Diap, além de se integrarem em dinâmicas que envolveram cidadania e oratória.
Nós tivemos um aprendizado muito produtivo, com 100% de aproveitamento de tudo o que compartilhamos nesses dias. O grupo foi unido, dedicado e sairá muito qualificado para lutar junto às suas bases, tendo em vista que esse ano será de dificuldades para o movimento sindical", reforçou o Presidente em exercício da Força Sindical-RS e Diretor do Sindec-POA, Marcelo Furtado.
Ainda no encerramento o Presidente da Força Sindical de Santa Catarina, Osvaldo Mafra, parabenizou o Secretário Nacional de Formação, José Pereira, e disse que o curso representa a consolidação de um grande projeto.
A central sindical que quer fazer a diferença, qualifica os dirigentes para desempenhar um bom papel nas suas bases e representar os trabalhadores. Depois de muita luta a Força Sindical está conseguindo realizar esse trabalho", disse.
Ao final da dinâmica de encerramento todos os dirigentes receberam um certificado de conclusão do Curso.

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.

A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).

Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.

A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.

Força Sindical-RS denuncia manobras oportunistas para dividir comerciários e reafirma defesa da unidade como condição essencial para a luta coletiva.

A mobilização pelo Plebiscito Popular já está em andamento em Porto Alegre e conta com o apoio dos comerciários da capital.