
Sindec lança novo aplicativo para facilitar a vida dos comerciários
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
O secretário geral do Sindec, na condição de presidente da Fetracos e da Força Sindical-RS, Clàudio Janta, coordena a realização da VI Conferência Internacional do Bioma Pampa em Livramente e Rivera nesta semana, nos dias 8 e 9 de novembro. O tema geral do evento terá como grande temática A Sustentabilidade no Pampa.
O diretor Luis Carlos Barbosa integra a programação na quinta-feira, coordenando o painel "Energia no Pampa, fator de geração de emprego e renda ", a partir das 14h.
Também participa o diretor Marcelo Furtado como mediador no Painel da sexta-feira, 9h, "Água da Chuva e Aquífero Guarani, geração de vida no Pampa".
O secretário-geral do sindicato participa dos debates e do encerramento do evento, quando será lançada a Carta da VI Conferência Internacional do Bioma Pampa.
Todos os participantes da conferência receberão certificados.
Programação completa:
Quinta-feira, dia 08/11
14h - Abertura – Autoridades convidadas
15h - Painel na Câmara de Vereadores de Santana do Livramento
Tema: Energia no Pampa, fator de geração de emprego e renda.
Parcipantes:
Eólica Cerro Chato (Lúcia Machado, Secretária Executiva)
Térmica a Carvão – Elifas Simas, diretor da CRM Térmica a Gás – SULGÁS
PCHs (Pequenas Centrais Hidroelétricas) – representante da CERTEL
RS Bio – Viviane de Cassia Maciel de Ávila
Coordenador da Mesa: Luis Carlos Barbosa, diretor da Força Sindical-RS
Sexta-feira, dia 09/11
9h – Painel Painel na Câmara de Vereadores de Santana do Livramento
Tema: Água da Chuva e Aquífero Guarani, geração de vida no Pampa.
Participantes:
DAE (Departamento de Água e Esgoto) – diretor João Carretes
Bacias Hidrográficas – Engenheiro Eldo Franz Costa
Agência do Rio Uruguai – João Manoel Froner Bicca
Simpósio Gaúcho das Águas – Sérgio Sady Musskopf (FDDR/ALRS)
Coordenador da mesa: Marcelo Avencurt Furtado, presidente do Instituto Girassol
12h – Encerramento e lançamento da Carta da VI Conferência Internacinal do Bioma Pampa
Coordenação:
Lélio Luzardi Falcão, coordenador/organizador da Conferência
Clàudio Janta, presidente da Força Sindical-RS, da Fetracos e secretário-geral do Sindec
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
O Sindec Porto Alegre será palco, no próximo dia 24 de julho, às 10h, de um importante encontro do movimento sindical.
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Na próxima quinta-feira (26) o Sindec vai realizar a Assembleia de Prestação de Contas do exercício 2024.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 88 empresas atuando de forma irregular no feriado de Corpus Christi (19).
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.