Comemorações do dia dos trabalhadores do comércio.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Dirigentes da Força Sindical prestigiam a posse e o Dia do Comerciário do Sindec/Porto Alegre
por Jousi Quevedo | A Força Sindical atua como central junto a seus sindicatos filiados para desenvolver as políticas dos setores em todos os estados do Brasil.
Dirigentes nacionais da Força Sindical prestigiaram a comemoração do Dia dos Comerciários em Porto Alegre e a solenidade festiva de posse Diretoria 2012-2016. A Força Sindical atua como central junto a seus sindicatos filiados para desenvolver as políticas dos setores em todos os estados do Brasil.
Segundo a diretora Ruth Coelho (na foto, falando com Janta), a central tem no Sindec/Porto Alegre uma de suas entidades filiadas mais importantes.
Sabemos da luta que este sindicato fez e vem fazendo. Reconhecemos esta luta fortalecida na eleição de um vereador da categoria muito bem votado que reflete uma Diretoria que se empenha pelos direitos dos trabalhadores em todos os campos, envolvendo o Trabalho Decente e os direitos humanos", destacou a sindicalista.
É um sindicato de vanguarda e tem a frente uma excelente Diretoria, com o presidente Nilton Neco", referiu.
Outra presença de atuação na Força Sindical, Levi Gonçalves Ferreira, tesoureiro da Federação dos Químicos de São Paulo, trouxe sua saudação aos trabalhadores gaúchos. "O Sindec/Porto Alegre é uma entidade muito importante. Trabalhamos, como farmacêuticos laboratoriais, próximo aos comerciários e estamos em contato com a categoria gaúcha", disse Levi (na foto principal, com Neco, a esquerda)
Aposentados
Arnaldo Gonçalves, secretário de Saúde e Segurança da Força Sindical e secretário geral do Sindicato dos Aposentados (Sindnapi), representou na festividade os aposentados, uma categoria forte no Sindec e na central.
O Neco nos ajudou muito a organizar os aposentados no Rio Grande do Sul. Hoje o Sindnapi está representado em todos os estados do país", afirmou, destacando a tendência de crescimento no RS. "O Sindnapi é uma entidade que trabalha com problemas e está empenhado em resolvê-los, principalmente a parte de Saúde e salarial" disse Gonçalves (ao lado de Ruth, cumprimentando Janta).
Sobre o esquecimento dos aposentados nas políticas federais, o sindicalista falou da discussão em andamento com o governo. "O reajuste dos aposentados que recebem mais que um salário mínimo está tendo uma defasagem muito grande. Estamos discutindo isto para que o governo corrija esta distorção e faça com que as pessoas que se aposentaram com um salário maior que o mínimo também sejam beneficiadas", assegurou.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.