Dirigente do Sindec-POA acompanha a sanção do Piso Regional no Piratini

O dirigente da Força Sindical-RS Dionísio Mazui, o diretor conselheiro do Sindec João Pereira, e o economista Mario de Lima estavam no ato.

O Governador Tarso Genro sancionou o Piso Regional nesta terça-feira, dia 27, no Palácio do Piratini. O dirigente da Força Sindical-RS Dionísio Mazui, o diretor conselheiro do Sindec João Pereira e o economista Mario de Lima estavam no ato. Representantes de outras centrais sindicais também acompanharam o momento.

O aumento do piso regional é de R$ 14,75%. A proposição também altera a data-base do piso regional, a partir de 2013, de 1º de maio para 1º de janeiro, acompanhando a data-base do salário mínimo nacional.

O governador reconheceu que esta conquista ocorreu em função da mobilização das centrais.

• O piso salarial é uma conquista da mobilização das centrais para que o Rio Grande do Sul tivesse um piso salarial compatível com o desenvolvimento e a situação sócio econômica do Estado. Isso é um compromisso programático que nós assumimos e vamos continuar em um diálogo com os trabalhadores e os empresários para manter a valorização do salário mínimo regional – disse Tarso. Ele ainda esclareceu que “esse salário não pode ser artificial, tem que levar em consideração a situação das empresas, do Estado, particularmente das micro e pequenas empresas”.

Para o vice-presidente da Fetracos e diretor da Força Sindical-RS, Dionísio Mazui, o clamor e a mobilização das centrais sindicais pela aprovação "foi a estratégia correta, onde os trabalhadores estão representados pelas centrais  e, consequentemente, eles são os maiores beneficiários dessa aprovação”.

Na faixa I, os valores passam para R$ 624,05 a partir de janeiro de 2012 e R$ 700,00 a partir de 1º de março. Para as faixas II, III e IV passam a valer, a partir de 1º de março, os valores R$ 716,12, R$ 732,36 e R$ 761,28, respectivamente.

Texto: Ligiane Brondani

Fotos: Daiana Rodrigues