Diretor participa de seminário sobre saúde do trabalhador

Evento tratou da implantação do Sistema Intersetorial de Saúde do Trabalhador.

O Diretor Valdir Lima, também Secretário de Saúde e Segurança do Trabalho da Força Sindical do RS, representou a Central no último dia 13 de outubro no importante Seminário sobre a implantação da CIST (Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador) em Brusque/SC, onde pode obter maiores conhecimentos e contribuir com os demais companheiros da Força Sindical e demais autoridades presentes no evento. O assessor do DIESAT, Arnaldo Marcolino ministrou na parte da manhã uma palestra que englobou a história da "saúde" do país e a exploração econômica em cima dela.

A tarde, o assessor da Secretaria de Saúde da Força Sindical, Rogério Jesus Santos ministrou palestra apenas sobre a Cist (Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador). De acordo com Santos, as empresas afirmam que o responsável pela segurança do trabalho é dos trabalhadores, no entanto segundo Rogério isso não é verdade. "Isso é um crime! O papel da segurança do trabalho é das empresas, o que adianta afirmar que o servente de pedreiro sabe muito bem construir uma casa, e não dá EPIs para os trabalhadores?", lamentou. "Muitas coisas são discutidas. Saúde do Trabalhador deve ser imposta".

A Cist tem uma função muito importante na hora de revelar números de acidentes de trabalho na saúde pública. Esses números serão usados para aplicar ações do Conselho de Saúde na hora da prevenção, além de identificar onde acontece os acidentes de trabalho.

Hoje (13) os aplausos são para o Comusa de Brusque, que conseguiu implementar a Cist no município. De acordo com a Secretária de Saúde, Ana Baron Ludvig, revelou na abertura que os casos de acidente de trabalho não são computados, uma vez que quando chegam nas unidades de saúde não computados.

"Agora será diferente" revelou a Presidente do Sindicato dos Aposentados e integrante do Comusa de Brusque, Roseli Beuting. "Com a CIST funcionando no município os dados vão mudar e saberemos onde precisamos trabalhar com mais intensidade".

Para o Secretario de Saúde da Força SC, Luiz Bittencout, essa é uma grande vitória que merece ser divulgada para incentivar demais sindicatos a criar as Cists nos seus municípios de abrangência.

O Secretário de Saúde e Segurança do Trabalho da Força Sindical do RS, Valdir Lima acrescentou que a CIST tem como objetivo assessorar o Conselho Nacional de Saúde – CNS no acompanhamento dos temas relativos à saúde do trabalhador. Anualmente, apresenta ao CNS o plano de trabalho e o calendário de reuniões, com base no planejamento do CNS, nas propostas das Conferências Nacionais de Saúde, nas Conferências Nacionais de Saúde do Trabalhador e na Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador. Valdir Lima informa que a CIST está prevista na Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, tendo como atribuições: Elaboração de Normas Técnicas e estabelecimento de padrões de qualidade para promoção da saúde do trabalhador (art.15, VI); Participar da formulação e na implementação das políticas relativas às condições e aos ambientes de trabalho (art.16,II,d); Participar da definição de normas, critérios e padrões para o controle das condições e dos ambientes de trabalho (art.16,V).

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Brusque - e também Vereador de Brusque, José Isaias Vechi, Brusque está dando um grande avanço na implementação da Comissão.