
Negociação salarial não avança: Sindec diz não à proposta desrespeitosa da classe patronal!
A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

Na manhã da última terça-feira (12) o Diretor Jefferson Tiego participou do Seminário do Estudo Temático sobre Juventude no Mercado de Trabalho de Porto Alegre, que fez uma análise da situação nos anos 2000.
O estudo, produzido pelo Observatório do Trabalho da Capital tem convênio com o DIEESE, Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego e SEBRAE.
De acordo com a análise em relação à Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), no período de 2000 a 2011 o contingente de desempregados na faixa etária entre 14 e 29 anos foi reduzido em 35 mil pessoas. No ano de 2000, havia 63 mil jovens desempregados, já em 2011 esse contingente foi reduzido para 28 mil.
Ainda conforme os estudos, a maioria dos jovens está empregada no setor do comércio, a principal porta de ingresso no mercado de trabalho. A jornada realizada pela juventude nesse segmento e também na indústria, serviço e construção civil é a maior, com carga horária de 43 horas.
Conforme o Diretor Tiego, a pesquisa é fundamental para conhecer a realidade e buscar alternativas para melhorar a área. "É necessário criar políticas públicas voltadas à juventude e cobrar para que os órgãos do governo atuem nesse campo, pois a juventude é a que mais sente falta", enfatizou.
Jefferson ainda defende que sejam discutidas e anexadas em convenções coletivas medidas de proteção para que o jovem possa trabalhar sem abandonar os estudos e que os empresários criem oportunidades e atrativos para estimular os jovens e mantê-los no mercado de trabalho.
Foto: Prefeitura de Porto Alegre

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.

A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).

Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.

A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.

Força Sindical-RS denuncia manobras oportunistas para dividir comerciários e reafirma defesa da unidade como condição essencial para a luta coletiva.

A mobilização pelo Plebiscito Popular já está em andamento em Porto Alegre e conta com o apoio dos comerciários da capital.