Diretor participa de Seminário sobre a Juventude no Mercado de Trabalho
Gabriella Oliveira

O estudo temático fez uma análise da situação nos anos 2000.

Na manhã da última terça-feira (12) o Diretor Jefferson Tiego participou do Seminário do Estudo Temático sobre Juventude no Mercado de Trabalho de Porto Alegre, que fez uma análise da situação nos anos 2000.

O estudo, produzido pelo Observatório do Trabalho da Capital tem convênio com o DIEESE, Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego e SEBRAE.

De acordo com a análise em relação à Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), no período de 2000 a 2011 o contingente de desempregados na faixa etária entre 14 e 29 anos foi reduzido em 35 mil pessoas. No ano de 2000, havia 63 mil jovens desempregados, já em 2011 esse contingente foi reduzido para 28 mil.

Ainda conforme os estudos, a maioria dos jovens está empregada no setor do comércio, a principal porta de ingresso no mercado de trabalho. A jornada realizada pela juventude nesse segmento e também na indústria, serviço e construção civil é a maior, com carga horária de 43 horas.

Conforme o Diretor Tiego, a pesquisa é fundamental para conhecer a realidade e buscar alternativas para melhorar a área. “É necessário criar políticas públicas voltadas à juventude e cobrar para que os órgãos do governo atuem nesse campo, pois a juventude é a que mais sente falta”, enfatizou.

Jefferson ainda defende que sejam discutidas e anexadas em convenções coletivas medidas de proteção para que o jovem possa trabalhar sem abandonar os estudos e que os empresários criem oportunidades e atrativos para estimular os jovens e mantê-los no mercado de trabalho.

Foto: Prefeitura de Porto Alegre

Voltar pro topo