Diretor do Sindec representa o Brasil em Israel durante curso para a juventude

Após duas semanas de curso, o sindicalista destacas as diferenças de costumes que refletem no comportamento e na luta da juventude trabalhadora local.

O diretor do Sindec-POA e secretário nacional da Juventude da Força Sindical, Jefferson Tiego (ao centro, bem alto), se encontra em Isarel onde participa de encontro internacional sobre políticas para a juventude. Após duas semanas de curso, o sindicalista destaca as diferenças de costumes que refletem no comportamento e na luta da juventude trabalhadora local.

"O povo é muito comprometido com o futuro de seu país, com o futuro de seus jovens e suas crianças", disse.

Conforme o sindicalista, o investimento em infra-estrutura é muito alto. "Há ainda o cuidado com a natureza e com a água, afinal estamos no deserto", destacou.

Tiego destacou ainda os investimentos em educação, especialmente na educação formal - aquela em turno inverso. "O interessante também é que há educação não formal, em jovens ensinam jovens e crianças. Pessoas entre 14 e 18 anos são os educadores voluntários de jovens e crianças de 5 até 14 anos", conta.

Valores como respeito, trabalho em grupo, liderança e como funciona um sindicato, um partido político são os temas mais frequentes. "Eles tem uma preocupação muito grande com o respeito ao próximo e a seu companheiro", disse.

"Todos os jovens fazem algum tipo de serviço comunitário", frisou.

Os jovens israelenses passam por duas fases consideradas importantes no país: antes e depois do exército."O exército, assim como no Brasil, é obrigatório, só que em Israel isto inclui as mulheres, dos 18 aos 20 anos; e homens dos 18 ate os 21", afirmou o sindicalista.