
Sindec-POA conquista aumento real e amplia direitos em meio a anos de superação da categoria
O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

O DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) divulgou o balanço das negociações dos reajustes salariais de 2011, no dia 21 de março, em evento na sede do Sindicato dos Bancários, no centro de São Paulo. De um total de 702 unidades de negociação registradas, 87% conseguiram reajustes acima da inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor. Apenas 8% foram corrigidos pela inflação e 6% ficaram abaixo dela.
Entre os setores, a indústria fechou 2011 com 90,4% dos acordos com reajuste acima do INPC, o comércio teve 97,3% e os serviços, com 76,3%. Os reajustes com até 2% acima da inflação passaram de 52% para 59%, enquanto aqueles com 3% ou mais foram de 17% para 12%.
Edson Dias Bicalho, secretário geral da FEQUIMFAR, esteve no evento, representando a central Força Sindical. Para ele, esta série histórica do DIEESE, que começou em 1996, observando convenções e acordos coletivos de trabalho, fornece dados importantes para o movimento sindical usar nas mesas de negociação.
Com relação a expectativa para este ano, Edson afirma que o cenário será mais favorável para os reajustes salariais. Ele ainda disse que além do aumento real, as campanhas salariais e sociais dos segmentos representados pela FEQUIMFAR tem conquistado outras alternativas que beneficiam os trabalhadores, como abonos, reajustes significativos na PLR e no piso salarial.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Fequimfar

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.

A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).