DIEESE divulga balanço das negociações salariais

Cerca de 90% dos trabalhadores tiveram reajuste salarial acima da inflação em 2011.

O DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) divulgou o balanço das negociações dos reajustes salariais de 2011, no dia 21 de março, em evento na sede do Sindicato dos Bancários, no centro de São Paulo. De um total de 702 unidades de negociação registradas, 87% conseguiram reajustes acima da inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor. Apenas 8% foram corrigidos pela inflação e 6% ficaram abaixo dela.

Entre os setores, a indústria fechou 2011 com 90,4% dos acordos com reajuste acima do INPC, o comércio teve 97,3% e os serviços, com 76,3%. Os reajustes com até 2% acima da inflação passaram de 52% para 59%, enquanto aqueles com 3% ou mais foram de 17% para 12%.

Edson Dias Bicalho, secretário geral da FEQUIMFAR, esteve no evento, representando a central Força Sindical. Para ele, esta série histórica do DIEESE, que começou em 1996, observando convenções e acordos coletivos de trabalho, fornece dados importantes para o movimento sindical usar nas mesas de negociação.

Com relação a expectativa para este ano, Edson afirma que o cenário será mais favorável para os reajustes salariais. Ele ainda disse que além do aumento real, as campanhas salariais e sociais dos segmentos representados pela FEQUIMFAR tem conquistado outras alternativas que beneficiam os trabalhadores, como abonos, reajustes significativos na PLR e no piso salarial.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Fequimfar