Ações na defesa do aumento salarial dos trabalhadores.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
DIEESE divulga balanço das negociações salariais
por Jousi Quevedo | Cerca de 90% dos trabalhadores tiveram reajuste salarial acima da inflação em 2011.
O DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) divulgou o balanço das negociações dos reajustes salariais de 2011, no dia 21 de março, em evento na sede do Sindicato dos Bancários, no centro de São Paulo. De um total de 702 unidades de negociação registradas, 87% conseguiram reajustes acima da inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor. Apenas 8% foram corrigidos pela inflação e 6% ficaram abaixo dela.
Entre os setores, a indústria fechou 2011 com 90,4% dos acordos com reajuste acima do INPC, o comércio teve 97,3% e os serviços, com 76,3%. Os reajustes com até 2% acima da inflação passaram de 52% para 59%, enquanto aqueles com 3% ou mais foram de 17% para 12%.
Edson Dias Bicalho, secretário geral da FEQUIMFAR, esteve no evento, representando a central Força Sindical. Para ele, esta série histórica do DIEESE, que começou em 1996, observando convenções e acordos coletivos de trabalho, fornece dados importantes para o movimento sindical usar nas mesas de negociação.
Com relação a expectativa para este ano, Edson afirma que o cenário será mais favorável para os reajustes salariais. Ele ainda disse que além do aumento real, as campanhas salariais e sociais dos segmentos representados pela FEQUIMFAR tem conquistado outras alternativas que beneficiam os trabalhadores, como abonos, reajustes significativos na PLR e no piso salarial.
O Sindicato dos Comerciários fechou um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente, garantindo reajuste salarial e melhorias para os trabalhadores do setor de concessionárias.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.
O RS registrou 37 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais em 2024, de acordo com o Ministério da Previdência Social. Depressão e ansiedade lideram as licenças médicas, somando 18 mil afastamentos – um aumento de 68% em relação ao ano anterior.
Na manhã desta sexta-feira, o Sindec recebeu a visita da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) para discutir o Projeto de Lei 67/2025, de sua autoria, que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias consecutivos de descanso remunerado para os trabalhadores brasileiros.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec POA) tomou a iniciativa de mobilizar os trabalhadores e a sociedade em torno de uma importante pauta: a redução da jornada de trabalho e a ampliação do descanso semanal.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.