Dieese debate redução de jornada e recuperação salarial
Monise Rezende

Debate.

A Força Sindical-RS participou da IV Jornada Nacional de Debates com as centrais sindicais promovida pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), na terça-feira, 30 de março, na Assembléia Legislativa.

O tema discutido foi “Negociações coletivas em 2010: recuperação salarial e redução da jornada de trabalho”. O diretor do Sindec e da Força Sindical Valdir Lima falou sobre a importância da união das centrais em defesa da redução da jornada, da redução salarial, da qualificação profissional e da regulamentação da categoria dos comerciários. “É um papel fundamental olha para os trabalhadores que estão na informalidade, sem a carteira assinada”, disse. “Além disso, redução de jornada inclui saúde e segurança do trabalho, departamento muito importante dentro de um sindicato”, finalizou.

O técnico do Dieese Cid Cordeiro foi o palestrante do evento, que contou com a presença de vários dirigentes sindicais de todas as centrais do Estado. Cordeiro fez um levantamento do PIB no Brasil, dizendo que o ator dessa mudança chama-se “movimento sindical”, que lutou pelo crescimento da economia do país.