Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa
Jousi Quevedo

Para denunciar casos de violência contra os idosos o número é Disque 100 (Secretaria de Direitos Humanos).

O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa foi instituído em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. O objetivo da data, segundo a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, é "criar uma consciência mundial, social e política, da existência da violência contra a pessoa idosa, além de, ao mesmo tempo, disseminar a idéia de não aceitá-la como normal."

A população brasileira com mais de 60 anos é de aproximadamente 11,3%, conforme dados do IBGE. Várias podem ser as formas de agressão e maus tratos contra os idosos, que vão dos abusos físicos, psicológicos, negligência e financeiros. A violência contra a pessoa idosa ainda se mascara e há omissão nas denúncias, pois muitas ¬vezes as vítimas procuram proteger seus agressores que, na grande maioria, são familiares ou pessoas bem próximas a eles.

Além disso, também existe um insuficiente conhecimento do tema por parte das vítimas, da família e prestadores de cuidados, bem como uma insuficiente informação e capacitação dos profissionais para intervirem nestas situações. Para alertar sobre esta situação, várias campanhas de sensibilização e divulgação pública são desenvolvida no âmbito Nacional de apoio à pessoas Idosas vítimas destes crimes e de violência. Por isso, temos que despertar a sociedade, para o enfrentamento deste problema.

Para denunciar casos de violência contra os idosos  o número é Disque 100 (Secretaria de Direitos Humanos).

Fonte: Assessoria Sindnap

Voltar pro topo