Dia do Comerciário é marcado pela posse da nova diretoria
diretoria administrativa

No Dia do Comerciário a Diretoria do Sindicato tomou posse de forma virtual.

Nesta sexta-feira (30) Dia do Comerciário, a Diretoria do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre, Quadriênio 2020/2024 tomou posse em ato realizado de forma inédita na história da entidade. Devido o momento de pandemia e a preocupação em manter o distanciamento social, a cerimônia aconteceu de forma virtual.

Mesmo nesse novo formato, a participação de dirigentes e autoridades foi expressiva, mostrando a representatividade e importância da entidade. Participaram lideranças nacionais como o Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC) e Deputado Federal, Luis Carlos Motta; Presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo e da UGT Nacional, Ricardo Patah; Presidente do Sindicato dos Comerciários de Jundiaí, Milton Araújo, Presidente do Sindicato dos Comerciários de Catalão, Everton Alves; Assessor para Assuntos Internacionais da Força Sindical, Ortelio Palacio e o Presidente da Força Sindical Brasil, Miguel Torres.

diretoria adjunta

Entre as lideranças estaduais, o Presidente em exercício da Federação dos Comerciários da Força Sindical- FETRACOS, Dionísio Mazuí; Supervisor Técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Ricardo Franzoi e o Presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse.

Representando a classe patronal, Kruse parabenizou o sindicato pela atuação dos últimos anos. “É um prazer estar nessa posse. O Sindec é um sindicato atuante que fez e faz a diferença na manutenção e na qualidade dos empregos em Porto Alegre. Agiu nessa pandemia como referência, sempre com muita visão não se tendo notícia no Brasil de acordos como os firmados pela entidade. Sempre que o Sindilojas fala com o Sindec é para somar. Desejo que essa seja uma boa gestão, ainda melhor do que fizeram até agora”, destacou.

coselho fiscal

No momento do seu discurso, o Presidente Neco se emocionou ao citar o apoio da família que também prestigiou o ato virtual.

É um dia muito feliz para mim, não só por ser o nosso dia, Dia do Comerciário, e por isso parabenizo a categoria pela luta incessante e o fortalecimento do nosso sindicato em meio a toda a pressão e desafios; mas também porque não é fácil estar à frente de uma organização do tamanho do Sindec. É uma emoção saber que posso contar com o apoio dos comerciários e dos funcionários que se dedicam, apesar de todas as problemáticas e os sacrifícios que tivemos que fazer para manter nossas portas abertas e seguir na luta pelos trabalhadores. Agradeço também ao nosso corpo jurídico que é um importante apoio técnico para mantermos a defesa firme e forte”, ressaltou.

Seguindo as formalidades do ato, o dirigente Miguel Torres fez a leitura da nominata e declarou por empossada a Diretoria, Quadriênio 2020/2024.

Por mais que se fale que o Movimento Sindical precisa se reinventar, se refazer, mudar; poucos conseguiram fazer isso, e quero parabenizar o Presidente Neco e sua diretoria que no momento mais difícil tiveram a ousadia de enfrentar e ir adiante com coragem e determinação. Você conseguiram mostrar força e organização e manter o Sindec em pé, é um exemplo que vem de uma categoria tão forte e importante para todos os trabalhadores”, finalizou.

diretoria sindical de base

Concessão de poderes

Também aconteceu nesta sexta-feira (30) a Assembleia Geral Extraordinária Virtual que deliberou sobre a concessão de poderes à Diretoria no novo mandato, conforme edital de convocação publicado nos veículos impressos Jornal do Comércio e Correio do Povo no dia 26/10. A categoria aprovou a pauta debatida por unanimidade.