Desemprego tem leve queda e fica em 10,9% em maio, diz Dieese
Gabriella Oliveira

Queda no desemprego foi resultado da saída de pessoas do mercado.

A taxa de desemprego em seis regiões metropolitanas do país teve leva queda em maio, para 10,9%, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (25) pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socieconômicos (Dieese). Em abril, a taxa fora de 11,1%.

O Dieese estimou em 2,267 milhões o número de desempregados no conjunto das seis regiões pesquisadas – Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo.

Apesar da queda no desemprego, houve redução de 19 mil no número de pessoas desocupadas na passagem de abril para maio. A redução do desemprego, assim, foi resultado da saída de 76 mil pessoas da força de trabalho – o que reduziu o contingente de desempregados em 57 mil pessoas.

Entre os setores, houve criação de 74 mil postos de trabalho em serviços e de 37 mil na construção. Já os cortes foram vistos em comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas (-79 mil) e na indústria de transformação (-48 mil postos de trabalho).

Nas regiões metropolitanas pesquisadas, a menor taxa de desemprego foi registrada em Porto Alegre, de 6,2% (pouco acima do 6,1% de abril), seguida por Fortaleza (7,5%) e Belo Horizonte (8,1%). Já a taxa mais alta foi vista em Salvador, de 17,5%, seguida por Recife (12,8%) e São Paulo (11,4%).

Rendimento

Em abril de 2014, no conjunto das regiões pesquisadas, aumentou o rendimento médio real dos

ocupados (0,5%) e reduziu-se o dos assalariados (-0,4%). Esses rendimentos passaram a valer, respectivamente, R$ 1.735 e R$ 1.742, em média.

Fonte: G1

Voltar pro topo