Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.

Navegação principal do site

Desemprego tem leve queda e fica em 10,9% em maio, diz Dieese

por |
Queda no desemprego foi resultado da saída de pessoas do mercado.

A taxa de desemprego em seis regiões metropolitanas do país teve leva queda em maio, para 10,9%, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (25) pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socieconômicos (Dieese). Em abril, a taxa fora de 11,1%.

O Dieese estimou em 2,267 milhões o número de desempregados no conjunto das seis regiões pesquisadas – Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo.

Apesar da queda no desemprego, houve redução de 19 mil no número de pessoas desocupadas na passagem de abril para maio. A redução do desemprego, assim, foi resultado da saída de 76 mil pessoas da força de trabalho – o que reduziu o contingente de desempregados em 57 mil pessoas.

Entre os setores, houve criação de 74 mil postos de trabalho em serviços e de 37 mil na construção. Já os cortes foram vistos em comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas (-79 mil) e na indústria de transformação (-48 mil postos de trabalho).

Nas regiões metropolitanas pesquisadas, a menor taxa de desemprego foi registrada em Porto Alegre, de 6,2% (pouco acima do 6,1% de abril), seguida por Fortaleza (7,5%) e Belo Horizonte (8,1%). Já a taxa mais alta foi vista em Salvador, de 17,5%, seguida por Recife (12,8%) e São Paulo (11,4%).

Rendimento

Em abril de 2014, no conjunto das regiões pesquisadas, aumentou o rendimento médio real dos

ocupados (0,5%) e reduziu-se o dos assalariados (-0,4%). Esses rendimentos passaram a valer, respectivamente, R$ 1.735 e R$ 1.742, em média.

Fonte: G1

Notícias

Funcionamento do comércio no final de ano

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre informa que estará de férias coletivas entre os dias 23 de dezembro a 5 de janeiro.

Sindec firma convênio com Universidade La Salle

Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.

Uma antiga luta sindical que retorna ao debate

Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.

Sindec firma convênio com Colégio Método para EJA

Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.

Carregando as notícias