Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.

Navegação principal do site

Desemprego em Porto Alegre em janeiro é o menor dos últimos 11 anos

por |
Desocupação na capital gaúcha é de 2,8%, enquanto média nacional é de 4,8%, diz IBGE.

Porto Alegre registrou a menor taxa de desemprego referente ao mês de janeiro dos últimos 11 anos. O índice da capital gaúcha calculado no primeiro mês do ano pela Pesquisa Mensal de Emprego (PME), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi de 2,8%, enquanto a média nacional é de 4,8%.

O desemprego na capital gaúcha é o menor do País desde abril de 2007, quando a cidade superou o Rio de Janeiro. Em janeiro de 2013, o índice na capital gaúcha era de 3,5%. Os 2,8% registrados em janeiro configuram leve alta em relação ao mês anterior, quando a taxa calculada foi de 2,6%.

Em Porto Alegre, 53,2% da população ocupada é composta por homens, enquanto 46,8% são mulheres. A faixa de idade mais representativa é a que compreende pessoas entre 25 e 49 anos, com 60% dos trabalhadores. No que se refere ao tempo de estudo, 60,9% tem 11 anos ou mais, enquanto apenas 0,7% tem menos de um ano de instrução. Os empreendimentos que têm o maior percentual dos empregados são os com 11 funcionários ou mais, com 62,1% dos trabalhadores da Capital. Cerca de 67,3% dos trabalhadores em Porto Alegre estão há 2 anos ou mais no trabalho, e 69,1% trabalham de 40 a 44 horas semanais.

Entre as capitais pesquisadas pela PME, a maior taxa de desocupação foi registrada em Salvador, com 8%. A média nacional também apresentou alta em relação ao mês anterior, de 3,5% para 4,1%. Em janeiro do ano passado, o índice foi calculado em 4,5%.

Fonte: Zero Hora

Notícias

Funcionamento do comércio no final de ano

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre informa que estará de férias coletivas entre os dias 23 de dezembro a 5 de janeiro.

Sindec firma convênio com Universidade La Salle

Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.

Uma antiga luta sindical que retorna ao debate

Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.

Carregando as notícias